segunda-feira, 26 de novembro de 2012

EU RECOMENDO // Arigatô, Paris

 Por Henrique Fiorese (*)
Convidado especial do Gastronomix

“A cidade luz encanta não só por sua beleza construída ao longo de vários séculos, mas também por sua gastronomia tida por muitos, inclusive por mim, como uma das melhores do mundo. Paris é internacionalmente conhecida como uma capital gastronômica: ela reúne o talento, o saber-fazer e a qualidade de todos os produtos das regiões francesas.

Na última vez que estive em Paris, uma amiga de Brasília que está fazendo um MBA em moda na cidade me levou a este que passou a ser um dos meus lugares favoritos. É um restaurante lounge chamado Kong, frequentado em sua maioria por parisienses ligados à moda e produção de eventos. Fica situado na cobertura da Kenzo na rue du Pont Neuf, entre o Hôtel de Ville e o museu do Louvre, bem no coração da cidade.
Segundo Philippe Starck, designer francês responsável pela decoração, Kong é a briga do moderno com o clássico. Nota-se pelo ambiente tomado por sofás dourados, orquídeas encrustadas em um balcão de acrílico, rostos de gueixas expostos pelas cadeiras e paredes, tudo isso sem perder o ar elegante de Paris, que pode ser admirado das amplas janelas que se estendem do teto até quase o piso do restaurante, proporcionando um ambiente único.

No menu criado pelo chef  Richard Pommies, a tradicional cozinha francesa é reinterpretada pela Japão. Desde um café ou coquetéis, até uma refeição completa podem ser pedidos de 10:30 am até as 2:00 am.

Como entrada vale a pena conferir o tartar de lagostin com manga e gengibre ou então o delicioso carpaccio no estilo japonês com gergelim e gengibre. Já para o
plat chaud tenho dois favoritos, o filé de vitelo ao molho Yuzu especial, receita da casa com um toque oriental sofisticado, ou a costeleta de cordeiro assada com curry verde. Já a sobremesa é um caso a parte, a casa serve as deliciosas pâtisseries de Pierre Herme! Imperdível.

A música é o cliente que faz, no conceito DJ-U e repertório da musa francesa Beatrice Ardisson com mais de 500 hits, que podem ser escolhidos pelo cliente junto com seu pedido.


Este é um lugar que adoro e recomendo, mas o melhor de Paris é para ser descoberto por cada um, por conta própria. Esqueça os roteiros básicos, pois nada se compara à alegria de descobrir um cantinho só seu, que não consta em nenhum livro turístico, em nenhum site, descobrir Paris é entregar-se à cidade, da mesma forma como nos entregamos à uma paixão fulminante. ”

Kong1, rue du Pont Neuf
Paris
Tel. 01 40 390 900  

(*) Henrique Fiorese é
empresário agrícola, bacharel em Direito e estudante de Administração de Empresas na Universidade de Brasília.

Nenhum comentário: