Depois de uma semana intensa de trabalho, nada melhor do que ficar sábado à noite em casa – cozinhando! Cada doido com sua mania, né?
Resolvi testar uma receita que nunca havia feito. Estava com ideia de fazer um escondidinho diferente, com batata e recheio pouco usuais. Pronto. Parti para o supermercado e selecionei o que queria. Para acompanhar algo agridoce – costelinha suína marinada no mel, maracujá e gengibre.
Mãos à obra. Segue a receita:
Escondidinho de Cogumelos + Costelinha suína com maracujá, gengibre e mel
(receita para 2 pessoas)
Ingredientes
ESCONDIDINHO
- 500g de batata baroa (mandioquinha)
- 50g de manteiga
- Cogumelos sortidos à sua escolha (Shitake, Paris, Shitake branco)
- 4 fatias de bacon cortadas em pequenos pedaços
- 30 gramas de queijo parmesão
- fio de azeite
- sal e pimenta a gosto
COSTELA
- 1/2 maracujá
- 20g de mel
- 3 ramos de alecrim
- 1 pedaço ralado de gengibre
- sal e pimenta a gosto
Preparo
ESCONDIDINHO
- Descasque a batata baroa, corte em pequenos pedaços e coloque para cozinhar em água quente. Quando estiver fervendo, coloque o sal. Ela fica lá por 25 minutos.
- Retire a batata e deixe a água escorrer bem. Não jogue a água fora, pois vai precisar um pouco dela. Amasse a batata. Fica uma massa dura. Adicione água aos poucos e duas colheres de sopa de manteiga. Tempere com sal e pimenta. Não deixe o purê nem mole demais, nem duro.
- Lave os cogumelos bem rapidamente para que eles não absorvam água. Corte-os em pedaços médios. Corte as tiras de bacon em pedaços pequenos. Numa frigideira quente, com um fio de azeite, coloque o bacon e mexa por 3 minutos.
- Na sequência, acrescente os cogumelos e adicione uma colher de sopa de manteiga. Mexa de novo. Eles vão amolecer. Regre o sal e a pimenta. Depois, reserve.
- Bom, pré-aqueça o forno por 20 minutos a 180oC para gratinar o escondidinho. Monte em um pirex ou em uma panelinha uma camada de purê e outra de cogumelos. Finalize com o purê como a última camada. Por cima, coloque o queijo parmesão ralado na hora e ponha para gratinhar por 20 minutos.
COSTELA
- Coloque o forno para pré-aquecer: 20 minutos a 180C.
- Em um bowl, coloque o suco de meio maracujá, os ramos de alecrim debulhados, um pouco de sal. Tempere as costelas com sal e pimenta. Pegue uma colher e dê um bom banho dessa mistura nas costelinhas.
- Unte uma assadeira com um pouco de azeite e distribua-as nela. Dê mais um banho e, por último, um fio generoso de mel em cada uma e os fios de gengibre ralado por cima.
- Coloque a assadeira no forno por 30 a 40 minutos. Regue vez outra para manter a carne tenra. Na sequência, monte o prato e bom apetite.

















O cardápio elaborado pelo chef Tande Bittencourt foi (é, na verdade) atraente o bastante para me fazer esquecer a dica do jornal e direcionar a atenção para outros pratos. Como os pastéis de shitake com queijo brie -- que se incluem entre os chamados aperrôs, espécie de tapas, que servem como um abre alas pro apetite – mas que foram pedidos no lugar da entrada, vencendo a disputa com o pot-pourri de bruschettas (foto abaixo). A massa é a de pastel tradicional, nada demais, mas o recheio é saboroso e as seis unidades da porção são de bom tamanho. Para a saída, satisfazem dois, sem problema.
O prato principal foi assim: Luciano, que estava comigo, escolheu o Farfalle Mama Moderna (massa com cubinhos de frango salteados, berinjela, tomate cereja, pistache, alcaparras e hortelã) e eu fui de Dourado ao Pesto de Menta (acompanhado de ratatouille mediterrânea, feita de alho poró, abobrinha, berinjela, tomate cereja, petits pois e cebola). Ambos corretos na feitura e com uma combinação de sabores tão apreciável quanto a descrição sugere.
Voltando ao pedido, a junção dos ingredientes que vêm na massa, por exemplo, resulta num sabor acentuado mas ao mesmo tempo bastante leve. No calorão do verão carioca, aliás, prato perfeito. No dourado, chama a atenção a sutileza com que a menta se apresenta no pesto – não, você não vai sentir como se estivesse comendo peixe com Halls. Se não quiser arriscar, tente o Robalo em Crosta de Amêndoas da foto abaixo (cozido no vapor sobre purê de cenoura e coentro, servido com molho de laranja e gengibre, acompanhado de aspargos verdes frescos sob molho hollandaise).
Somam-se a isso um atendimento eficiente e — o que torna tudo melhor ainda — uma conta que não sai alta. Para se ter ideia: porção de pasteizinhos, pratos principais, vinho, água e cafezinho saíram por R$ 205. Ah, e ficou de fora a sobremesa. Pedimos uma só, o Escondidinho de Goiabada com Queijo, que não é um mero romeu-e-julieta, devido à deliciosa cremosidade tanto do doce de goiaba quanto do creme de queijo que o cobre, acrescidos de uma crosta açucarada feita no maçarico. Outra sobremesa, na foto abaixo: Profiteroles de Nutella (bombinhas recheadas com Nutella, com bola de sorvete de baunilha, calda de chocolate, finalizado com chantilly).






















