terça-feira, 31 de janeiro de 2012

GASTRONOMIX//Escondidinho de cogumelos+Costelinha


Depois de uma semana intensa de trabalho, nada melhor do que ficar sábado à noite em casa – cozinhando! Cada doido com sua mania, né?

Resolvi testar uma receita que nunca havia feito. Estava com ideia de fazer um escondidinho diferente, com batata e recheio pouco usuais. Pronto. Parti para o supermercado e selecionei o que queria. Para acompanhar algo agridoce – costelinha suína marinada no mel, maracujá e gengibre.

Mãos à obra. Segue a receita:

Escondidinho de Cogumelos + Costelinha suína com maracujá, gengibre e mel
(receita para 2 pessoas)

Ingredientes

ESCONDIDINHO
- 500g de batata baroa (mandioquinha)
- 50g de manteiga
- Cogumelos sortidos à sua escolha (Shitake, Paris, Shitake branco)
- 4 fatias de bacon cortadas em pequenos pedaços
- 30 gramas de queijo parmesão
- fio de azeite
- sal e pimenta a gosto

COSTELA
- 1/2 maracujá
- 20g de mel
- 3 ramos de alecrim
- 1 pedaço ralado de gengibre
- sal e pimenta a gosto

Preparo
ESCONDIDINHO
- Descasque a batata baroa, corte em pequenos pedaços e coloque para cozinhar em água quente. Quando estiver fervendo, coloque o sal. Ela fica lá por 25 minutos.

- Retire a batata e deixe a água escorrer bem. Não jogue a água fora, pois vai precisar um pouco dela. Amasse a batata. Fica uma massa dura. Adicione água aos poucos e duas colheres de sopa de manteiga. Tempere com sal e pimenta. Não deixe o purê nem mole demais, nem duro.

- Lave os cogumelos bem rapidamente para que eles não absorvam água. Corte-os em pedaços médios. Corte as tiras de bacon em pedaços pequenos. Numa frigideira quente, com um fio de azeite, coloque o bacon e mexa por 3 minutos.

- Na sequência, acrescente os cogumelos e adicione uma colher de sopa de manteiga. Mexa de novo. Eles vão amolecer. Regre o sal e a pimenta. Depois, reserve.

- Bom, pré-aqueça o forno por 20 minutos a 180oC para gratinar o escondidinho. Monte em um pirex ou em uma panelinha uma camada de purê e outra de cogumelos. Finalize com o purê como a última camada. Por cima, coloque o queijo parmesão ralado na hora e ponha para gratinhar por 20 minutos.

COSTELA
- Coloque o forno para pré-aquecer: 20 minutos a 180C.

- Em um bowl, coloque o suco de meio maracujá, os ramos de alecrim debulhados, um pouco de sal. Tempere as costelas com sal e pimenta. Pegue uma colher e dê um bom banho dessa mistura nas costelinhas.

- Unte uma assadeira com um pouco de azeite e distribua-as nela. Dê mais um banho e, por último, um fio generoso de mel em cada uma e os fios de gengibre ralado por cima.

- Coloque a assadeira no forno por 30 a 40 minutos. Regue vez outra para manter a carne tenra. Na sequência, monte o prato e bom apetite.

Nenhum comentário: