sábado, 28 de janeiro de 2012

ABOBRINHAS // Um dia sem carne


Luciano MilhomemColunista de Alimentação Natural do Gastronomix

Quem lê estas minhas crônicas com freqüência já sabe que respeito preferências alimentares. Apenas não escondo as minhas. E incentivo quem pretende adotar uma dieta vegetariana ou principalmente vegetariana. Estou longe de militância, mais ainda de patrulhas. De qualquer forma, não resisto a divulgar aqui uma ação que me pareceu muito simpática, justamente porque não soa radical. Trata-se da campanha “Segunda sem Carne”.

Iniciativa da Sociedade Vegetariana Brasileira (SVB), essa campanha busca conscientizar sobre os impactos do uso de carne para alimentação no meio ambiente, incluindo aí, obviamente, a saúde humana e o bem-estar dos animais. Em síntese, a proposta é excluir a carne do prato pelo menos uma vez por semana (sugere-se a segunda-feira) e descobrir novos sabores.

A “Segunda sem Carne” inspira-se em iniciativas semelhantes existentes nos Estados Unidos, no Reino Unido, entre outros países, onde obtiveram apoio de líderes internacionais e artistas de renome, como o ex-Beatle Paul McCartney e o músico norte-americano Moby. No Brasil, tem a benção de Gilberto Gil e Marisa Monte, para ficar em dois exemplos. Lançada em São Paulo em outubro de 2009, mediante parceria entre a SVB e a Secretaria do Verde e Meio Ambiente (SVMA) da Prefeitura, a “Segunda sem Carne” estende-se aos poucos a outras cidades brasileiras.

Alguém pode se perguntar por que segunda-feira e não outro dia da semana. Segundo os organizadores, “a principal razão por trás dessa sugestão é que nós, brasileiros, frequentemente consumimos carnes em quantidade ainda maior durante o fim de semana. Na segunda-feira, normalmente as pessoas, por esse motivo, estão mais propensas a comer coisas leves. Pesquisas indicam que os restaurantes vegetarianos recebem mais clientes às segundas-feiras. Segunda-feira é também um dia de se iniciar coisas novas, como deixar de fumar ou começar um regime.”

A Secretaria de Educação de São Paulo já abraçou a ideia. No site da campanha,
www.segundasemcarne.com.br , o próprio secretário, Alexandre Schneider (foto), promete: “Em breve, as três mil unidades da rede municipal de ensino de São Paulo estarão servindo dois milhões de refeições sem carne todas as segundas-feiras.” Ninguém falou em excluir a carne da merenda ou da mesa de quem quer que seja pelo resto da vida, mas apenas por um dia.

Apoio essa campanha com alegria e recomendo a todos que ainda têm alguma dúvida sobre sua importância que assistam a este simpático vídeo, parte da ação internacional:
http://youtu.be/Je1MezUAEQw. Dura menos de 2 minutos. A trilha é uma canção do Moby e, para quem não lê em inglês, há legendas em português. Um dia sem carne não custa nada para uma pessoa e representa muito para milhões.

(*) Luciano Milhomem é jornalista e bacharel em Filosofia. Mestre em Comunicação pela UnB e não come quadrúpedes e bípedes há mais de quatro anos.

Nenhum comentário: