quinta-feira, 7 de setembro de 2017

CHAZEIRA // O poder da Camomila

EloínaTelho
Colunista de Chá do Gastronomix

Começamos quentes no Gastronomix, diferenciando chá de infusão, lembra? Mas até agora só abordamos de forma um pouco mais específica o chá. Deixamos as infusões/tisanas para um segundo momento e... Tchantchantchantchaaaaaan! A hora delas também chegou!

Para hoje, dia de feriado, que, para mim, pede sossego e acolhimento, escolhi como protagonista de nossa coluna a Camomila, uma flor linda e muito aromática, que costuma enfeitar lanches e cuidados da família brasileira.
 Prazer, sou a Camomila!

Tá nervoso? Camomila. Quer dormir e não consegue? Camomila. Nossa florzinha é sempre lembrada por suas propriedades calmantes. Mas ela vai além. A fitoterapia já relacionou seu uso ao tratamento da saúde feminina (cólica e candidíase, por exemplo), enjoo, má digestão e gases, inflamações na pele e garganta e até diabetes. Ela é singela, pequenininha, aparentemente delicada. Mas tem um poder gigante de nos surpreender. É anti-inflamatória, antibacteriano, anti-oxidante. Cuida da gente por dentro e por fora, quando bebemos a infusão ou a usamos em compressas.

E é deliciosa! Suavemente doce, tem o poder de, na xícara, nos transportar a um mundo de afeto, que conhecemos ainda crianças. Minha memória afetiva me remete aos dias em que estava doente e não podia ir à aula. Ficava em casa assistindo Xou da Xuxa, tomando "chá" de Camomila e comendo pão de queijo da Tidinha, minha segunda mãe! :) 
 Infusão de Camomila em sua melhor forma: na xícara! 

Seu uso não é recomendável a gestantes e pessoas que fazem uso de anticoagulantes (há estudos que dizem que ela reduz a eficácia desses medicamentos). É bom sempre consultar um médico, viu? Alimento pode ser remédio... Mas também pode ser veneno! 😲

Para beber a infusão de Camomila, utilizo de uma a duas colheres de sobremesa da planta seca para 200/250 ml de água. Depois de fervida a água, aguardo um minuto e adiciono a camomila seca; deixo em infusão por  três minutos; coo e pronto! Para utilizar a infusão como compressa, preparo da mesma forma que faria para beber. Depois, aguardo até que a infusão esteja morna (cuidado aqui, pra não queimar a pele!), mergulho um tecido limpo na bebida e coloco sobre a pele. Deixo por alguns minutos e retiro.

Na semana passada, tive a oportunidade de visitar um campo de Camomilas (e só tenho uma coisa a dizer: uaaaaaaaau!). A convite da Farmacotécnica, uma farmácia de manipulação de Brasília, fui até a chácara onde eles mantêm o cultivo orgânico de diversas plantas e ervas medicinais. Fica no Park Way, em um lugar chamado Vargem Bonita. 

Nessa época de colheita da Camomila, a Farmacotécnica desenvolve com escolas públicas do DF, o projeto "Preservar", que envolve essas visitas e explicações - dadas pelos alunos e farmacêuticos da empresa - sobre as ervas, para não deixar a tradição do seu uso se perder no tempo. É um projeto sócio-pedagógico lindo, incrível e muito bem desenvolvido. E mais lindo ainda é o visual da chácara: 
Se a imagem é assim, imagine o aroma! Melhor, não imagine! Corra pra sentir ao vivo! :)

Se você quer ver isso de pertinho, a visitação está aberta até o dia 15/09. É necessário um pré-agendamento, que pode ser feito pelo email eventos@farmacotecnica.com.br. Depois, é só se encantar! :)

Quero agora saber de sua experiência com essa flor tão fofinha. Você tem alguma memória afetiva relacionada a esse "chazinho"? Aquele conhecido aroma te transporta a algum lugar especial? Algo me diz que "vejo flores em você"! 

Ah, se quiser me acompanhar pelo Instagram ou Facebook, lá estão as imagens que ilustram na prática tudo o que falamos por aqui, feitas a partir do meu #momentomágico: @chazeira (insta) ou @eloinachazeira (face) . Te espero lá, pra não morrermos de saudade até a próxima quinta, certo?

Beijos e bons chazinhos! Ou boas infusões! :)

6 comentários:

Unknown disse...

Nossa!! Nem sabia que a camomila tinha tantos poderes!!

Ana Flávia disse...

Tomo no trabalho, principalmente nos dias que estou mais tensa.... alivio imediato. Sinto ao
Tomar o primeiro gole suas propriedades agindo no meu corpo e acalmando minha alma.

Unknown disse...

É a minha infusão preferida à noite!! Só sabia que era relaxante! Valeu os esclarecimentos!

Eloína Telho disse...

A Camomila é nossa amiga! Poderooooosa! :)

Eloína Telho disse...

Só o cheirinho chegando já dá a sensação de paz, né, amiga? 😘

Eloína Telho disse...

Ela é bem versátil! Batida com um suquinho de maracujá fica deliciosa também! :)