segunda-feira, 3 de junho de 2013

EU RECOMENDO // Brasília = Piuaí + Índia

Por Adriana Nasser (*)
Convidada especial do Gastronomix

“Cardamomo, gengibre, canela, aromas, música boa, muitas cores e simpatia de sobra! Já imaginou isso tudo está reunido em um só lugar? Pois é. Assim é a Bodega PiauIndia, um lugarzinho pequeno e bem escondido que mistura a cultura indiana com a piauiense e que tem uma energia deliciosa que contagia quem passa por lá. A cozinha é comandada por Evandro Viana, formado em gastronomia pelo IESB e o atendimento fica a cargo de duas Nicoles, uma delas esposa e sócia do chef.
A ideia não é nova. O casal sempre fez, em casa, festivais de comida, música e cultura indiana, mas o restaurante mesmo só abriu há alguns meses. O lugar é bem pequeno, tem 4 mesas do lado de dentro e uma varanda onde cabem umas 10, 12 pessoas entre um sofá e algumas poltronas. A mistura também aparece na decoração: de um lado telas,quadros com imagens indus e do outro xilogravuras de J. Borges. 

No cardápio, alguns “belisquetes” enquanto aguardamos os pratos. Tem asinhas de frango picantes temperadas com iogurte, porção de pastas, sardela e chutneys pra comer com pão e mini samosas variadas (pastelzinho indiano). O menu mesmo, dos pratos principais, muda de acordo com a disponibilidade dos produtos. O cliente tem direito a uma espécie de “combo”, com uma entradinha, um prato e um doce no final. Pra começar sempre tem o Trio amoroso: samosa, chutney, acompanhando o pastel e um caldo ou creme picante, que pode ser de maçã verde ou lentilhas.
Para o prato principal são oferecidos sempre 3 opções: sempre uma vegetariana, um prato com frango e outro que varia entre cordeiro e camarão. O curry vem na medida, pelo menos pra mim. É que Evandro adaptou a quantidade aos paladares brasileiros, mas para quem curte uma comida mais condimentada, é só avisar. Além disso, tem pimenta à parte. Ah! É bom lembrar que todos os pratos são acompanhados por arroz integral com sementes e castanhas, um creme de milho verde e uma saladinha com cenoura e broto de feijão.
A sobremesa também é sempre uma surpresa: já dei sorte de provar as bolinhas de leite que são cozidas em calda de especiarias e uma tapioca cremosa com geleia de pimenta. Pra arrematar, café espresso. Se quiser, peça uma sementinha de cardamomo pra aromatizar o café! O lugar é simples, mas cheio de charme. As porções são fartas e o preço bem convidativo: as combinações variam de R$ 35 a 55”.

Piauíndia
Condomínio Solar da Serra, Comércio Local loja 3 subsolo.
Lago Sul - Brasília
Telefone: (61) 9264-5800. 
Funciona sexta para jantar, sábados e domingos a partir das 12h.
O pagamento é em dinheiro ou cheque.

(*) Adriana Nasser é jornalista, cozinheira e autora do blog Pitacos de Chef (http://pitacodechef.blogspot.com.br/

2 comentários:

The Guiza disse...

Ah, esse é o mesmo que aquele Dalamix?

DALAIMIX GASTRONOMIA INDIANA, MÚSICA E ARTE... disse...

Sim The Guiza, iniciamos nossos encontros em casa, depois demos sequencia com o Personal Gourmet DalaimiX, levando sabores e cores da Índia para a casa das pessoas, e hoje estamos com nosso portal de sabores aberto, todo fim de semana na Bodega PiauÍndia. Você sempre será bem vindo! Namastê