terça-feira, 4 de junho de 2013

RECEITAS // Tartelette au chocolat

Por Daniel Figueiredo
Colunista de Doces do GastronomixÉ difícil encontrar alguém que não goste de chocolate, unido à massa de amêndoas e physalis que usei na decoração. Tudo isso faz uma combinação incrível. A receita é trabalhosa, mas não é difícil de ser executada. E o resultado compensa.

TARTELETTE AU CHOCOLAT (TORTINHA DE CHOCOLATE) 
IngredientesPara a massa de amêndoas
- 120g de farinha de manteiga gelada
- 200g de farinha de trigo
- 70g de açúcar de confeiteiro
- 25g de farinha de amêndoas*
- 1 pitada de flor de sal
- sementes de uma fava de baunilha (opcional)
- 1 ovo

Preparo
- Peneire a farinha de trigo, a de amêndoas e o açúcar em uma tigela grande, junte a flor de sal e as sementes de baunilha e misture bem. Junte a manteiga cortada em pequenos cubos e misture bem, até que fique homogêneo e com aparência de areia molhada.

- Junte o ovo e trabalhe a massa o mínimo possível, mas suficiente para que a massa fique lisa. Forme uma bola com a massa e a envolva em filme plástico. Leve à geladeira de um dia para o outro.

- No dia seguinte, forre pequenas formas de torta com a massa, pressionando bem com os dedos, leve à geladeira por meia-hora e asse em forno pré-aquecido a 180°C até que fiquem douradas, deixe esfriar sobre uma grelha e reserve. Caso sobre massa, pode abrir com o rolo e cortar pequenos biscoitos.

Para o recheio
Ingredientes
- 100g de chocolate meio-amargo
- 75ml de creme de leite fresco
- Physalis ou outra fruta à vossa vontade

Preparo
- Pique bem o chocolate, junte ao creme de leite e em uma tigela resistente ao calor, leve ao fogo em banho-maria mexendo gentilmente com uma espátula, até que o chocolate tenha se derretido por completo.

- Coloque ao centro de cada uma das tortinhas um pouco do recheio, leve à geladeira dentro de um recipiente hermético por pelo menos 4 horas, para que o recheio fique firme. Pode servir decorado com frutas frescas. 
- Caso tenha dificuldade em encontrar a farinha de amêndoas, pode fazer você mesmo. Cubra as amêndoas já sem casca em água fervente para a pele se soltar e retire a pele uma a uma. Deixe secar bem e bata no liquidificador até obter uma farinha, passe pela peneira para se certificar que nenhum pedaço grande de amêndoa não foi picado ;)


(*) Daniel Figueiredo escreve o blog Panela de Cobre:http://paneladecobre.blogspot.com.br/  e todas às terças dá o ar de sua graça e de seu talento aqui no Gastronomix.

Nenhum comentário: