sexta-feira, 22 de outubro de 2010

DRINK_ME // BA parte lll - Livro de bares


Ao chegar em São Paulo, fui ao Conjunto Nacional ver o filme “Comer, Rezar e Amar”. Antes, passei pela incrível Livraria Cultura, point dos paulistanos em busca de um bom livro, e me dirigi logo a sessão dos livros de arte, arquitetura e, é claro, de drinks.

Sai de lá com três livros, sendo que um se chamava “Barras & Bares de Buenos Aires", por Inês de los Santos. Era tudo o que eu precisava para o meu próximo retorno a esta cidade cosmopolita.

O livro é um registro de absolutamente todos os bares bacanas de Buenos Aires e o mais legal é que, além de separar por bairros, tem dicas e receitas de drinks de alguns bartenders e “bon vivant” da cidade. É super bem editado com fotos lindas e cabe na bolsa na sua próxima viagem por lá.

Inês, a escritora, foi chefe de bar do famoso Gran Bar Danzon de BA e desde então trabalha como consultora para diversos bares e restaurante de lá.

Fiz uma seleção de Bares e Drinks que valem a pena:

- Em homenagem a própria escritora que tem o drink Old Fashioned como preferido, selecionei , além do drink, o bar que representa este espírito em Buenos Aires. O bar Lo de Roberto, calle Bulness, 331 em Almagro Caballito (pg 106). Reduto de tangueiros e jogadores é uma viagem no tempo com seu bar de madeira e seu shows de música da velha guarda. Tem uma mensagem na porta: Abrimos cuando llegamos, cerramos cuando nos vamos”.

A receita do drink é dada no livro pelo artista Sergio de Loof (pg 190):

Old Fashioned

-
3 doses de Whiskey (Bourbon)
- 3 gotas de angostura bitter
- 2 colheres de bar de açúcar
- Soda (completar)
- Twist de laranja
- Copo old fashioned

Pelo bon vivant e artista plástico Guillermo Luso, seu drink preferido na cidade é é o Dirty Martini:

- 2 ½ dose de gin London Dry
- ¾ dose de salmoura de azeitonas
- 2 azeitonas verde em taça martini

Preparado na coqueteleira com pedras de gelo grandes. Despejar em uma taça martini previamente gelada. Acrescentar duas azeitonas presas a um palito.

A dica é trocar as azeitonas por alcaparras gigantes. Também se obtém um delicioso coquetel.

- Bar Acabar, o mais kitch da região de Palermo, é sem dúvida um lugar nada monótono que vai despertar seu olhar e seu paladar. Calle Honduras, 5733, Palermo.

- Pelo artista plástico Juani Ávila, da receita clássica do drink Manhattan, ( whisky, vermute rosso, angostura e twist de laranja) , a dica é substituir o vermute pelo Aperol. O drink se torna mais “cítrico” e suave.

O livro com certeza vale o mergulho.

Fontes
- Barras: Bares de Buenos Aires, Inês de los Santos (Planeta)
- Livraria Cultura, Ed do Conjunto Nacional (Alameda Santos, Jardins)

Nenhum comentário: