sábado, 23 de outubro de 2010

GASTRONOMIX // Espaguete com tomates e bacon


Confesso a vocês que não sou muito fã de bacon. Quando vejo aqueles cafés da manhã norte-americanos fico imaginando como alguém consegue comer aquilo todos os dias. É muita gordura. Mas, ao assistir a divertida Nigela na TV, vi que a danadinha gulosa preparava tomates com bacon para comer com pão logo de manhã.

O jeito que ela fez aquele tomate com bacon me abriu o apetite. Corri para o supermercado para comprar “os pedacinhos de porquinho” para fazer um molho. Ao invés de pão, uma massa no almoço. Para acompanhar, coloquei um vinho branco português para gelar (Grandjó, do Douro).

Espaguete com tomates e bacon

Ingredientes ( 3 a 4 pessoas)

- 500g de espaguete
- 8 tomates
- 1 pimenta dedo de moça fatiada
- 4 fatias de bacon cortadas em pequenas tiras
- ½ cebola
- azeite, sal e pimenta moída na hora

Preparo

- Jogue um fio de azeite em uma frigideira quente. Coloque os bacons e deixe eles cozinharem um pouco. Deixe eles ficarem um pouco mais escuro (cozido). Na sequência, bote as cebolas cortadas e mexa. Uma pitadinha de sal é bem vinda para não amargar a cebola.

- Mexa bem e coloque os tomates. Aos poucos, eles começam a soltar seu líquido e cozinharem. Moa pimenta do reino na hora e adicione também a pimenta dedo de moça.

- Misture, experimente e regule o sal. O ponto do molho é quando os tomates já cozinharam e se desmancharam, mas ainda mantém um pouco do formato do corte. Sirva num prato, coloque queijo parmesão e um fio de azeite.

Como diria Nigela, se sobrar um pouco do molho, guarde na geladeira e como no dia seguinte de café da manhã.

2 comentários:

Anônimo disse...

até que enfim uma receita que eu posso fazer!!!!!!

Eu disse...

Ai, que inspirador... E eu adoro bacon! Vou tentar fazer um dia, mesmo desajeitada como sou.
Beijo!
Raquel