quinta-feira, 19 de novembro de 2009

GASTRONOMIX // O jantar da Navarro


Diego Iraheta (branco), Cristiane Bonfanti, Camila Rabelo,
Luciana Navarro, Kennia Rodrigues, eu e Daniel Bitar


Cozinhar definitivamente é um ato de amor. Desde o pensar no que será servido, passando pela compra dos ingredientes até a hora de manipular os produtos e de sentar-se à mesa. Para mim, esse envolvimento com a comida é uma relação muito prazerosa. É um ritual de amor. E amor se dá a quem merece, a quem podemos dividir momentos especiais, como o que houve no fim de semana retrasado na minha casa.

Uma amiga muito especial, a jornalista Luciana Navarro, está indo morar nos Estados Unidos. Seu marido David – meu sósia – assumiu um Centro de Estudos Brasileiros em uma universidade norte-americana. Para agradecer o carinho e a admiração que tenho pela minha versão feminina (o jeito dela é parecido com o meu. Só que falo menos), preparei um jantar. Sete pessoas queridas compartilharam esse momento. A noite foi divertidíssima.

Ao todo, foram oito etapas: duas entradinhas, uma entrada, prato principal, sobremesa, café nespresso, licor e absinto em chamas. As receitas de uma das entradinhas e a da entrada tailandesa já estão aqui no blog: brusqueta de abobrinha com alecrim e limão siciliano e o Dan Bithai.

Os bichinhos sendo preparados
Dan Bithai. Clique aqui e veja a receita

O prato principal foi panelinha de tiras de filé mignon com curry vermelho e arroz jasmine. Nunca tinha feito a sobremesa, mas deu certo: mousse de chocolate branco com calda de frutas vermelhas. Vou dar essas duas receitas:

Filé mignon com curry vermelho

Ingredientes
- 2kg de filé mignon
- 2 litros de leite de côco
- 4 colheres de sopa de pasta de curry vermelho
(pode ser substituída pelo pé amarelo)
- 2 pimentas dedo de moça
- 1 maço pequeno de coentro picado
- suco de meio limão
- 4 dentes de alho
- 3 ramos de manjericão (usar as folhas picadas)
- azeite
- sal a gosto

Preparo
- Primeiramente, tempere os 2 kg. Usei um mix de temperos tailandeses para temperar a carne. Mas você pode temperá-la com sal e pimenta a gosto. Deixe descansar por 20 minutos para pegar o sabor. Depois, em uma frigideira quente, coloque um fio de azeite e um dente de alho picado. Passe a carne na frigideira para ela dar uma pré-cozida. Reserve a carne.

- Esquente uma panela grande e despeje um litro e meio de leite de côco. Deixe ferver por 10 minutos. Diminua o fogo. Em uma vasilha a parte, dissolva as colheres da pasta de curry no ½ restante de leite de côco. Coloque na panela maior e mexa. Adicione um pouco de sal.

- O próximo passo é cozinhar a carne no leite de côco. Misture a carne já pré-cozida e adicione três dentes de alho, as duas pimentas dedo de moça picadas bem miudinhas, as folhas de coentro e de manjericão também picadas e o suco de limão. Mexa bem. Você vai perceber o aroma delicioso que sobe.

- A carne vai ficar na panela por 20 minutos. Experimente ao longo do cozimento para identificar o que precisa ser regulado. Por exemplo, colocar mais sal. Se estiver muito picante para seu gosto, coloque um pouco mais de leite de côco. Sirva com o arroz jasmine, típico tailandês.

Mousse de chocolate branco com calda de frutas vermelhas
I
Ingredientes
- 500g de chocolate branco
- 500g de creme de leite
- 2 claras

Calda
- 2 colheres de açúcar
- 1 caixa de morangos
- 50g de cerejas
- 100g amoras
- 50g ameixas

Preparo

- Derreta o chocolate em banho Maria. Despeje todo o creme de leite em uma vasilha e, em seguida, coloque as claras. Mexa. Depois, vá colocando o chocolate derretido aos poucos e misture lentamente até a mousse pegar consistência. Distribua em taças e leve à geladeira.

Calda
- Coloque em uma panela quente as duas colheres de açúcar e as frutas vermelhas picadas ao meio – com exceção das amoras, que precisam ser inteiras. Mexa com cuidado para as frutas não se desmancharem muito. Caso precise, coloque um pouquinho de água. Despeje a calda quente por cima da mousse na hora de servir.

Um belo Nespresso

E aí, gostou do menu?
A noite terminou quente...

7 comentários:

PATATIVA MOOG disse...

Adorei o blog, moço (até mudei a indicação lá no meu, onde o seu aparece indicado... add COMER...)
Os textos do Rosualdo são bem bacanas também...

... seguindo.

Abraços.

Rodrigo Caetano disse...

Poxa, que bom que vc gostou.
Visite a gente sempre
abs
Rodrigo Caetano

Unknown disse...

Depois de ter a certeza absoluta que só sei fazer ovo frito e depois de um dia de ressaca pós aniversário da nossa amiga, resolvi entrar aqui e pegar a receita maravilhosa daquela mousse que vc fez...segui passo a passo, coloquei nas taças e devoramos o que sobrou... percebi que também sou capaz... essa mousse é realmente de outro mundo, capaz até de me fazer ir à cozinha...rsrsr... obrigada pelo jantar, pela presença, pela amizade, pela receita, pelo carinho, etc, etc, etc...bjs

Cristiane Bonfanti disse...

Uma noite especial, ao lado de pessoas queridas, e com um sabor único. Uma alegria conviver com vocês. Grande beijo!

Cristiane Bonfanti disse...

Ah! Eu eu ainda vou me aventurar em uma das receitas. hehehe. Beijos!

Fabíola Ariadne disse...

Olá Rodrigo! Adorei seu blog! Sou amiga da Sara e do Daniel, já nos vimos algumas vezes. A Sara ja havia me falado do seu blog, mas não disse que era seu :D Bom, adorei, estou com água na boca e vou tentar uma receitinha que vi aqui. Bj!

Letícia Aguiar disse...

Pena que te amei nos tempos em que só fazia miojo... :(
Você é a prova viva de que sim é o amor que constrói e que todos nós, meros humanos, também podemos cozinhar!
Muito bom me inspirar com você, mesmo há quilômetros de distância...
Letícia (o primeiro grande amor da sua vida...rsrs... que pretensão!)