domingo, 22 de março de 2009

GASTRONOMIX // Dan Bithai, um novo prato tailandês


A cozinha tailandesa sempre me encantou. Pela tradição, pelos ingredientes e pela farta combinação de sabores. Usualmente, não é para paladares mais tradicionais, porque ela mistura doce, salgado, picante...E nem todo mundo gosta dessas fusões. Eu, particularmente, sou fã.

Como não queria apenas comer, resolvi me aperfeiçoar um pouco nos pratos. Fiz alguns cursos e tenho diversos livros onde pesquiso e estudo sobre a gastronomia asiática, além de ter ido a alguns restaurantes tailandeses pelo Brasil e mundo afora (os de Bruxelas são ótimos, há uma rua só com eles).

Essa receita que criei é baseada no prato Som Tam Thai, servido no restaurante Thai Gardens
em São Paulo. Fiz algumas alterações. Como servi pela primeira vez num jantar oferecido a um grande amigo, Daniel Bitar, resolvi colocar o nome dele na receita. Então, essa entradinha tailandesa se chama Dan Bithai. Cai bem com espumante gelado, pois a bebida combina com o sabor mais agridoce da receita.

Dan Bithai

Ingredientes
- 4 mamões papaias (três mais verdes e um mais maduro)
- 32 camarões médios (4 por prato)
- 100g de vagem
- 1 bandeja de tomate cereja
- 1 limão siciliano
- 200 g de amendoim torrado sem sal
- 1 dente de alho picado
- 1 a 2 pimentas dedo de moça (a gosto)
- 3 ramos de coentro
- 150 ml de molho de soja (shoyu)
- 2 a 3 colheres de sopa de açúcar mascavo
- azeite normal ou aromatizado de limão
- sal

Rendimento
8 porções

Preparo
Corte os papaias ao meio e tire as sementes. Com uma colher, retire a polpa dos papaias com delicadeza e corte-as em cubos. Reserve as metades das cascas para usá-las como tigela.

Fatie cada vagem em pedaços pequenos, na direção longitudinal. Coloque-as para ferver um pouco em água e sal. Não deixe que ela fique mole. Corte os tomates cerejas ao meio.

Em uma vasilha média, misture os papaias, as vagens, os tomates cerejas, o amendoin, a pimenta dedo de moça. Adicione o molho shoyu e o açúcar mascavo e misture muito bem. Esprema metade de um limão. Experimente e acerte o sabor. Não pode ficar nem doce, nem ácido. Caso necessário, corrija com shoyu.

Tempere os camarões com um pouco de alho picado, sal e suco de meio limão. Dê uma chapada nele na frigideira por 2 a 3 minutos com azeite normal ou aromatizado de limão.

Monte a mistura dos ingredientes nas metades das cascas de papaia, coloque os camarões em cima e jogue um pouco de coentro picado para decorar e finalizar o prato.
Bom apetite!!!

Nenhum comentário: