quinta-feira, 27 de agosto de 2009

GASTRONOMIX // Robalo com cupuaçu e arroz negro

Outro dia estava em casa e resolvi inventar um parto com o que tinha. Dei uma olhada na geladeira, puxei uns ingredientes de lá e fui à luta. Chamei dois amigos para serem cobaias. O nome do prato - Robalo com crosta de cupuaçu servido com arroz negro, miniberinjelas carameladas ao molho vietnamita, ervilhas na manteiga e crisps de alho poró - pode assustar. E a lista de ingredientes também.

Mas, vá por mim, não tenha medo. A produção desse jantar, com ares de sofisticação, é simples e pode servir até quatro pessoas. Caso não goste de algum dos itens, basta trocar e testar. Ahhhh, me convide para experimentar. O ingrediente mais caro por aqui é o peixe. É bem capaz de você gastar menos de R$ 15,00 por pessoa. Perdão, esqueci de fazer os cálculos.

Robalo com crosta de cupuaçu com arroz negro, miniberinjelas ao molho vietnamita, ervilhas na manteiga e crisps de alho poró

Ingredientes
- 4 postas altas de filé de robalo
- 400g de arroz negro
- 100 ml de polpa de cupuaçu
- 4 miniberinjelas
- 12 vagens de ervilhas
- ½ cebola bem picadinha
- 200 ml azeite
- 30g de manteiga (de preferência, President)
- 1 talo de alho poró
- sal e pimenta a gosto

Molho
- 250 ml de vinagre de arroz
-175g de açúcar (de preferência, mascavo)
-1 colher de chá de sal
- 3 dentes de alho picados
- 3 pimentas dedo de moça sem sementes
- 3 colheres de sopa de coentro fresco

Preparo

Arroz
Em uma panela quente, coloque uma linha de azeite e doure a cebola até ficar transparente. Não lave o arroz. Adicione a quantidade indicada, misture com a cebola. Tempere com sal e pimenta a gosto. Em seguida, adicione duas medidas de água quente e espere cozinhar. Demora mais um pouco do que o arroz comum. Caso precise, esquente mais água e adicione.

Crosta e azeite de cupuaçu
Bata a polpa de cupuaçu com azeite. Experimente e adicione pitadas de sal e pimenta. Separe a que sobrou da polpa e o azeite formado. Reserve ambos.

Miniberinjelas
Corte as miniberinjelas ao meio e deixe mergulhadas por 5 minutos em água com poucas gotas de meio limão para ela não escurecer. Em uma frigideira quente, coloque um fio de azeite, depois as berinjelas e, em seguida, o molho vietnamita. Ele vai caramelizar a berinjela.

Ervilhas
Em uma frigideira quente, coloque a manteiga e passe as vagens de ervilhas de dois a três minutos até que fiquem mais moles.

Molho
Numa panela, coloque para ferver o vinagre e o açúcar. Deixe pegar o ponto por 4 minutos. Despeje numa tigela e espere esfriar. Coloque os outros ingredientes e misture bem. Se quiser, coloque tudo no liquidifcador e bata. Prontíssimo.

Crisps
Corte o alho poro em tiras bem fininhas. Em uma panela quente com óleo quente (fazer aquele teste do fósforo para regular temperatura), adicione o alho poro quando o fósforo ascender. Tire e deixe escorrer em papel toalha.

Na montagem do prato, use sua criatividade. Coloco o peixe em cima do arroz e do lado. Bom apetite!!!

6 comentários:

Déia Barros disse...

Só quem é viciado em cozinha pode ter em casa ingredientes tão exóticos!!!Adorei
Bjks

Anônimo disse...

Inventar um parto?

Anônimo disse...

com o q tinha?!!!! se eu fosse fazer isso, ia rolar um ovo frito com um resto de maionese e manjericão seco, daquele de saquinho.

Paulinho Mesquita disse...

tenho preguiça de fazer. mas nada que mamãe não possa testar!
as vantagens de não morar sozinho...

Celso Faria disse...

Rodrigo, tive uma certeza, minha geladeira está péssima para um "fiz o que tinha lá". Meu Deus, meu eletrodoméstico deve estar deprimido e nem vou deixar ele ver o que tem na sua, pense na inveja! Celso

Rodrigo Caetano disse...

Déia e Celso,
tô rindo aqui...
Foi ocasional minha geladeira estar cheia de "ingredientes exóticos" dessa vez. Quando vi as miniberinjelas no supermercado, pensei: vou fazer algo com essas miniaturas. Minha geladeira varia de tempos em tempos.
beijos e obrigado pela visita.
Rodrigo Caetano