domingo, 12 de julho de 2009

ENTRE TAPAS Y SANGRÍAS // Enfim, as tapas e a sangría

Gente, nem parece segunda-feira, disse Malu. Numa hora dessas, estaria já a mil em São Paulo correndo para a agência. Ufa, que tranqüilidade.

Miguel, já desperto, pegou o mapa e urgiu:
- Vamos caminhar lá perto da Plaza Mayor. Quero ver o famoso urso na Porta do Sol, andar por ali e conhecer o Palácio Real.

Os dois faziam quase tudo a pé. Era impressionante. Malu tava com duas bolhas, mas comprou gaze e esparadrapo, enrolou o dedo - que mais parecia uma salsicha de cachorro quente de tão vermelho – e foi gastar sola de sapato. A baixinha era danada.

Nos olhos de Miguel, a Plaza Mayor brilhava. As pinturas de parte da fachada o fascinavam. A circulação de gente era grande. Imaginou aquele lugar no Ano Novo. Ao saírem da praça, os dois tiveram uma grande surpresa. Deram de cara com uma loja de origem francesa chamada La Cure Gourmande.

- Meu deus, Miguel, olha isso!!!
- Caramba, não to acreditando. Que loja linda. Vamos entrar.

O amarelo grita. Tudo é bem no estivo provençal. A delicadeza e o sabor dos produtos são de tirar o fôlego. La Cure Gourmande é arte pura. De mexer com pães, doces e açúcares. Não bastasse o delicioso sabor, as embalagens deixam os produtos mais apetitosos. Malu quase enloqueceu. No fim das contas, levaram umas latinhas de azeitonas de chocolate (três por 21,00 euros), uma lata com biscoitos recheados de figo (19,50) e experimentaram dois pães.

Enfim, acharam o Urso, símbolo de Madrid, na Porta do Sol. Quando alguém se perde, é só marcar ali. É facílimo de achar. O difícil é tirar foto com a estátua.

E seja feita a vontade de Malu e Miguel. Tapas e mais tapas no tradicional Museo del Jamon. Por enquanto, nada de sangria. E sim, duas cañas (chopp). O jamón (presunto espanhol) é muito típico. Tem de várias qualidades e preços. São bem mais em conta do que os mesmos no Brasil. Lá, dividiram as porções de almoço no balcão mesmo. A conta deu 11,50 euros.


Jamón e queijo (3,20)

2 chopps (4,00)

Omelete com batatas fritas (4,30)

Andaram a tarde inteira. Palácio Real e seus jardins, Plaza de Oriente, Muralha Árabe, Teatro Real, Plaza da Espanha, Igreja de São Francisco etc. À noite, mais tapas. Dessa vez, uma surra, com direito à sangria e tudo. Miguel e Malu foram ao bar disputadíssimo do ator espanhol Javier Bardem, namorado de Penelópe Cruz e protagonista dos filmes Carne Trêmula e Mar Adentro.

- Malu, será que ele ta aí?
- Duvido. Mas se tiver acho que me jogo no pescoço dele.
- Eu também - disse Miguel rindo.

Pegaram uma mesa e foi só alegria. O La Bardemcilla é assim. Pra cima, alto astral. Nas paredes, fotos e objetos da família. É claro, Javier é a estrela maior. Muitas imagens dele desde criança até agora. O cardápio é artesanal e, se você quiser levar para casa, é só desembolsar 15 euros. As mesas exalam sensualidade, assim como a maioria dos freqüentadores – jovens, bonitos e calientes.

- Miguel, vamos pedir um bando de tapas para dividir e depois elegemos o melhor. A gente anda muito pra isso, né.

Sangria (11 euros)

Croquetes de La Madre Superiora (receita da mãe de Javier – 8,20)
Os bolinhos de bacalhau poderiam ser menos gordurosos.
Mas a mãe dele está de parabéns pelo sabor
.

Huevos de oro estrelados (8,70)
Batata, cebola, jamón e ovos derramondese

Segunda pele de terra (9,90)
7 mini brochetes de frango com tomate cereja, pimentão
e molho de soja, cominho e curry picante

Tiramissu (5,80)

A conta fechou em 45,20 euros. Para Malu, a melhor foi o bolinho de bacalhau. Miguel ficou com os churrasquinhos. Ambos saíram satisfeitos. Animados, foram andar mais um pouco por Chueca, um bairro que não dorme. Queriam aproveitar a cidade ao máximo. Só tinham mais três dias em Madrid e, depois, seguiam para Barcelona.

Museo Del Jamón
Carrera de San Jerônimo 6
Bairro Las Letras - Madrid (Espanha)
Telefone: 34 915 210 346

La Cure Gourmande
Calle Postas 18
Sainda da Plaza Mayor - Madrid (Espanha)
Telefone: 34 913 640 902
Site:
www.la-cure-gourmande.com

La Bardemcilla – Taberna e Restaurante
Calle Augusto Figueroa 47
Chueca - Madrid (Espanha)
Telefone: 34 915 214 256

ENTRE TAPAS Y SANGRÍAS é a primeira série de um blog gastronômico no Brasil. Acompanhem os próximos episódios das aventuras gastronômicas de Malu e Miguel por Madrid e Barcelona. Toda terça, quinta e sábado.

Um comentário:

Arnaldo disse...

Nunca comi no Brasil um tiramissu bom como os que se comem em qualquer parte da Europa. Esse aí de cima tá com a cara ótima!