quinta-feira, 26 de abril de 2018

CHAZEIRA // De volta ao mundo real ou “vocês não sabem o prazer que é estar de volta”! :)

Eloína Telho
Colunista de Chá do Gastronomix

Quem me acompanha pelas redes sociais, que estão indicadas no fim de cada texto, sabe que abril foi, para mim, bem intenso. Minhas férias ao Japão, como eu já previa, foram uma verdadeira imersão no mundo dos chás verdes, especialidade do país.

Em Tóquio, tive experiências de origem e também em releituras contemporâneas. Visitei lojas japonesas e mais um montão de lojas de outros cantos do mundo - Tóquio é uma metrópole e tem em si um pouco de tudo o que há de melhor!

Em Quioto, bebi, comi e respirei matchá, da forma mais tradicional possível e de jeitos bem moderninhos e inovadores. Frequentei aulas com professores maravilhosos, aprendi, aprendi e ainda estou processando tanta informação; foi lá também que comi uma das melhores sobremesas da vida - e com chá verde, claro!

Em Uji, terra do matchá, visitei lindas plantações, colhi e processei chá, conheci pessoalmente seguidora do Canadá, tive aula inesquecível, fiz amigos. Senti-me terra e, por isso mesmo, parte daquilo. Descobri novos modos de provar e de fazer.

Nas ilhas de arte, Teshima e Naoshima, vi mais chá, em obras e blends.

Em museus e templos, por todo o Japão, ele sempre estava lá, aquecendo sonhos, embalando momentos únicos, lembrando que tudo é começo e fim, ao mesmo tempo. Nos restaurantes e mercados, a primeira impressão parte sempre dele, senhor chá, que recebe à porta e se despede ao fim de cada refeição. E quantas boas refeições! Esqueci-me de sucos e refrigerantes e, até nas máquinas automáticas, era por ele que buscava, satisfeita.
Esse é só o resumo do início de uma história de amor. Eu, o marido e o Japão nos tornamos um, misturados em corações verdinhos. Muitas histórias a contar, muitos lugares lindos a dividir.

Esta é uma chazeira feliz, feliz!

Estou organizando todas as informações, tentando catalogar lugares por categorias para, na semana que vem, começar a compartilhar essa velha-nova paixão, com você, leitor fiel do Portal Gastronomix. Quer me acompanhar nessa viagem?

Então, estamos combinados. Chá no Japão aqui, a partir da próxima quinta. Retorno triunfal, melhor do que o da Clara na novela da TV, com tudo mastigadinho para você criar coragem e fazer as malas de chá rumo ao Oriente. Pode que chamar que volto!

Ah, se quiser me acompanhar pelo Instagram ou Facebook , lá estão as imagens que ilustram na prática tudo o que falamos por aqui, feitas a partir do meu #momentomágico: @chazeira (insta) ou @eloinachazeira (face) . Já tem altos "spoilers", mas pode olhar, que também teremos um montão de novidades. Te espero lá, pra não morrermos de saudade até a próxima quinta, certo?

Beijos e bons chazinhos...Verdes, para se preparar para o que vem pela frente, tá?

Nenhum comentário: