terça-feira, 10 de outubro de 2017

GRÃO DO DIA // 15 tipos de café

Alex Melo
Colunista de Café do Gastronomix 

Os amantes de um bom café, assim como nós, sabem que o dia só começa de verdade com uma boa e bela xícara de café quente e forte! E que, claro, já existem por aí diferentes métodos e formas de preparo, além de diferentes tipos de bebida, como por exemplo, os espressos duplos, os mochas, os lattes, as nossas famosas médias e pingados brasileiros, os cortados, etc... Todos deliciosos, rs!

E para você, qual o tipo que mais 'move' o seu dia?!

# 15 TIPOS DE CAFÉ

Já conhecemos a versatilidade do café! Com ela, os diferentes tipos de ingredientes que podem mudar e dar ainda mais sabor à nossa bebida favorita, garantindo uma nova identidade. Entre estes ingredientes podemos citar o chocolate, o doce de leite, o creme de leite, a canela, o óleo de côco, entre outros. Todos ganhando espaço dentro de nossas xícaras mundo afora e chegando para ficar! 

Alguns deles, digamos, são essenciais para a identidade de algumas destas xícaras! E sendo assim, escolhemos uma lista de 15 diferentes tipos da nossa bebida preferida, que fazem parte da cultura de alguns países e lugares e que vale muito a pena registrar!

1. ESPRESSO: também podendo ser escrito como 'expresso' (as duas formas estão corretas e possuem seus 'defensores' pela internet afora, com seus argumentos próprios e pontos de vista). Bom, voltando, é um método de preparar café através da passagem de água quente sob alta pressão pelo café moído.

2. MACCHIATO: também conhecido como espresso macchiato, é um café com leite típico da Itália, consistindo num café espresso misturado com uma pequena quantidade de leite quente com espuma.

3. AMERICANO: Leva água quente no próprio café e a quantidade pode variar.
4. PINGADO: Um copo de leite quente que recebe uma pequena quantidade de café, ou seja, somente um pingo de café. Bebida bastante popular em botecos e padarias do Brasil e é, geralmente, servido no copo americano.

5. MÉDIA: Tradicional nas padarias brasileiras, é conhecida lá fora como Latte ou Café Latte. Café espresso com leite vaporizado e uma fina camada de espuma. Sua textura deve ser um pouco menos cremosa que o cappuccino. Também pode ser chamado de Cortado.

6. CAFÉ COM LEITE: Este café é filtrado com leite aquecido e recebe uma fina camada de leite espumante por cima.
7. CAPPUCCINO: é uma bebida italiana preparada com café espresso e leite. Um cappuccino clássico, muito famoso no Brasil consiste em 1/3 de expresso, 1/3 de leite vaporizado e 1/3 de espuma de leite.

8. BREVE: Este maravilhoso café leva uma dose de espresso e creme half and half, mas não é muito comercializado no Brasil pela dificuldade em encontrar este creme por aqui.

9. MOCHA: Leva calda de chocolate, leite vaporizado, espuma de leite e café espresso. Pode ser chamado também de Mocaccino.

10. IRLANDÊS:  Um café que é acrescentado uísque irlandês com uma camada de creme ou chantilly.
11. HAWAIANO: É um café que leva leite de coco em sua mistura.

12. TAILANDÊS: É servido gelado. Prepara-se o café através de infusão do café moído e separa-se para gelar.

13. AMARETTO: Este café leva a bebida Amaretto com creme de leite.

14. ÁRABE: Este interessante café contém canela e cardamomo em sua mistura.

15. CARIBENHO: É um café curioso, onde é acrescentado calda de açúcar, uma dose de rum, licor de café, gelo, creme de leite e meia dose de Martini, de preferência light, ou leite de coco e claro, café bem forte.

Conferiu? Agora veja se o seu paladar dá match com alguma ou algumas dessas bebidas citadas acima por nós, e nos conte nos comentários abaixo!

Nos Sigam nas Redes Sociais 

Grão Do Dia - um pouco de café - um pouco de cor
Instagram: @graododia (instagram.com/graododia)
Facebook: facebook.com/graododia
Site/blog: www.graododia.com

2 comentários:

Eloína Telho disse...

Fiquei super curiosa para provar o Hawaiano e o Árabe. Mas acho que o Tailandês vai ganhar meu coração, com seu jeitinho de chá gelado! :)

GraoDoDia disse...

O Tailandes é incrível de gostoso, Eloina!! ;P