quinta-feira, 14 de setembro de 2017

CHAZEIRA // O chá na cozinha

Eloína Telho
Colunista de Chá do Gastronomix

Eu amo chás e infusões (ahhhhhh, que novidade!!!), especialmente na forma tradicional, folha/flor/raiz/fruta-água-xícara. Mas esses meus amores são tão maravilhosamente versáteis que têm ocupado espaço nas panelas de outro modo: em preparos culinários incríveis!

Os japoneses, devotos do matcha - aquele chazinho verde em pó especial, usado na cerimônia do chá - o tomam como ninguém. E com ele também preparam sobremesas bem interessantes! Usam em sorvete, chiffon cake, pudim...  
Chiffon cake, do restaurante Yuzu-An, em Brasília/DF.
Sorvete de Matcha, do Empório Mikami, em Brasília/DF

Por aqui, já provei - e aprovei, claro! - blondie e brigadeiro de matcha. E no meu curso de Sommelier de Chá (beijos, Dani Lieuthier e Ana Spengler!), fizemos nhoque de matcha, salgado... Só de lembrar, água na boca! 
Nhoque de matcha, com a mesma receita do curso, foto @ceudabocaserie. Detalhes no canal deles do Youtube: youtube.com/ceudabocaserie. Se joga!
Ana e Dani, essas professoras mais que amadas, ainda operaram milagre em minha vida e promoveram minha reconciliação com o "Lapsang Souchong", um chá preto bem defumado, que eu enjoava só de sentir o aroma... Orientada por elas, usei no filé e na sopa de couve flor e... Jesus amado! Descobri um novo mundo! 
Sopa de couve-flor com “Lapsang Souchong” e chantilly de curry. Sentiu o drama?
Meu filezinho lindo! Sou uma mãe orgulhosa! :)

Com o "Masala Chai", meu amor de outra vida, já fiz pão, brownie, cobertura de bolo e sorvete. Em breve, vou partir pro brigadeiro. Pense, dois amores unidos em uma só receita.

Infusões com frutas e flores rendem geleias bem especiais (agora lembrei-me da geleia do meu amigo Fábio, da @fraisconfiture, de capim limão, e suspirei!). E também podem ser utilizadas nos famosos "suchás", preparados de chás/infusões e frutas, em alta entre nutricionistas funcionais.

Se o caso é de uma bebidinha mais consistente, devo dizer que os chás também tem mostrado força na elaboração de drinks. Minha amiga Cláudia me apresentou a uma de suas criações, que leva Chá "Earl Grey" (chá preto e óleo de bergamota), cachaça, pimenta, melado de cana, e eu quase comecei a beber álcool por causa dele, juro! :)

Pensando em tudo isso e já morta de vontade de provar tudo e mais um pouco, passaremos a compartilhar aqui no Gastronomix, além dos chás, teorias e lugarzinhos, receitas maravilhosas que levam nossa bebida-magia no preparo. Vale tudo, sal, doce, sobremesa, drink, suchá... O que a imaginação permitir e o paladar quiser experimentar. Não sou chef de cozinha, mas, como boa taurina, sei bem o efeito que um prato bem feito causa na nossa mente, no nosso estômago, no nosso coração... Por isso, vou arriscar! Você vem comigo nessas experiências? Algo me diz que vamos nos divertir!

Se quiser dividir alguma receitinha especial, envie para o meu e-mail, eloinachazeira@gmail.com. Mande também seu nome, foto, @ nas redes sociais, para que possamos publicar com os devidos créditos, tá?

Ah, se quiser me acompanhar pelo Instagram ou Facebook , lá estão as imagens que ilustram na prática tudo o que falamos por aqui, feitas a partir do meu #momentomágico: @chazeira (insta) ou @eloinachazeira (face). Te espero lá, pra não morrermos de saudade até a próxima quinta, certo?

Beijos e bons chazinhos! Ou boas infusões! Ou receitinhas maravilhosas pra dividir com esse mundão de meu Deus! Ou tudo junto e misturado, que a gente merece! :)

4 comentários:

Unknown disse...

Encantada com tantas utilidades do chá...👏👏❤❤

Eloína Telho disse...

E logo terá muitas receitinhas pra testar! :)

Unknown disse...

Fantástico o poder do chá!! Ansiosa esperando as receitas!

Eloína Telho disse...

E vai ter que fazer todas pra Cisco! :)