terça-feira, 3 de maio de 2016

post it // A surpreendente Bogotá

Daniel Bitar
Colunista de Roteiros do Gastronomix

Bogotá surpreende sempre. Pela segunda vez na cidade, tive a sensação de que a capital está cada vez melhor com um mix de atrações para usufruir que vão muito além dos interessantes museus (os principais são Oro e do Botero) e do tradicional passeio pelo centro histórico.

O número de restaurantes, bares e bistrôs nas Zonas T e G aumentou. Eles se modernizaram tanto no ambiente quanto no menu, servindo uma cozinha agradável a preços pagáveis. A preocupação da cidade com o urbanismo é gritante. Avenidas e calçadas bem conservadas .

Para quem gosta de arquitetura, os prédios de tijolinhos são um capítulo à parte com destaque para o mestre colombiano, Rogélio Salmona, cujas principais obras são: Torres Del Parque, Biblioteca Virgilio Barco, Archivo General de La Nación, Centro Cultural Gabriel García Márquez, Universidade Nacional de Colômbia (Edifício de Pós Graduação). Vale super a visita.

A. HOSPEDAGEM


1. HOTEL 84 DC
- Localizado em bairro nobre (La Cabrera), as acomodações são simples, mas bem confortáveis. É possível se deslocar a pé para uma área comercial onde há dois shoppings – Centro Comercial Andino e Centro Comercial el Retiro – e vários restaurantes. A proximidade ao shopping facilita trocar seu dinheiro pela moeda local, pois, no Andino, tem um banco no terceiro piso.

Calle 84 #967
Telefone: +57 1 487 0909
Site: www.84dc.com.co              

2. CLICK CLACK
- Hotel boutique com decoração bem moderna e criativa. Fica localizado perto do Parque de la 93. Há um restaurante de comida contemporânea chamado 100g e um bar, o Apache.

Carrera. 11 #93-77
Telefone: +57 1 43 0404

B. RESTAURANTES


1. HARRY SASSON
- Este restaurante tem a marca do chef que mexeu com a gastronomia da capital – Harry Sasson. Autoral e especializada em assar os ingredientes na lenha, a casa tem cardápio bem elaborado com ingredientes frescos e preparo cuidadoso. Não à toa está na lista dos 50 melhores da América Latina segundo a revista Restaurant.

Carrera 9 #75-70
Telefone:+57 1 347 7155
Site: www.harrysasson.com

2. HARRY’S
-É uma versão mais descolada do Harry Sasson. A boa comida é um padrão da casa. O clima é menos formal, bom para ver e ser visto, além de ser o espaço ideal e descontraído para um bom vinho ou drinks.

Calle 70 # 5-57
Zona G y Quinta Camacho
Telefone:+57 1 321 3940

3. GORDO BROOKLYN BAR
- Localizado na Zona G (área mais gastronômica da capital), o aconchegante bar serve ótimos drinks e comidinhas, sempre com ótima música. Não deixe de tomar os drinks com aperol, e, para acompanhar, as alcachofras com aioli. O chef Daniel Castaño focou o cardápio em hambúrgueres, sanduíches e, e claro, batatas fritas. Imperdível!

Carrera 4a #66-84
Telefone:+57 1 3145517
Site: www.gordobar.com

4. TÁBULA
- A casa aposta na cozinha colombiana com uma pegada mais moderna. Usa-se muito o fogo direto para assar carnes e vegetais. O espírito é pedir pratos para compartilhar. Eles são deliciosos – dos salgados até as sobremesas. A decoração do restaurante é rústica, porém elegante, com pé direito alto, mesas de madeira e parede com jardim vertical.

Calle 29 Bis # 5 - 90
Telefone: +57 1 2 87 72 28
Site: http://elorigendelacomida.co/

5. DONOSTIA
Dos mesmos donos do Tábula, este restaurante tem uma cozinha de mercado com produtos frescos. Ou seja, muitas comidinhas e vinhos para embalar um almoço ou jantar bem à moda espanhola. A cada três meses, o chef Alejando Guitiérrez muda o cardápio devido à sazonalidade dos ingredientes.

Calle 29 Bis # 5 – 84
Telefone: +57 1 2 87 39 43
Site: http://elorigendelacomida.co/

6. EL BANDIDO BISTRÔ
Localizado numa rua de antiquários chiques, este espaço é muito charmoso e, desde 2011, vem conquistando o público de Bogotá com sua cozinha de influência francesa. Mesas e cadeiras com aspecto vintage harmonizam perfeitamente com o clima jazzy do bistrô. O ambiente é agradabilíssimo e conta com um balcão para acomodar aqueles que não conseguiram uma mesa.

Calle 79b #7-12,
Telefone: + 57 1 2125709

7. LEO COCINA Y CAVA
Cozinha mais de vanguarda da chef Leonor Espinoza tem como inspiração os produtos colombianos. A eles são aplicadas técnicas de alta gastronomia para produzir iguarias como o atum com formigas, o que levou o restaurante a ficar entre os 50 melhores restaurantes da América Latina, segundo a revista Restaurant. Há também um menu degustação clássico e outro de temporada. Vale a pena fazer reserva, pois o restaurante é bem concorrido.

Calle 27B #6-75
Telefone: + 57 1 2838659
Site: http://restauranteleo.com 

Nenhum comentário: