segunda-feira, 9 de maio de 2016

EU RECOMENDO // Esconderijos em Barcelona

Simone Garcia (*) 
Convidada especial do Gastronomix
 
A arquitetura compartilha com a gastronomia referências sensoriais e estéticas para os que visitam Barcelona. Nos últimos anos, com o boom mundial da gastronomia catalã, novos restaurantes pipocam pela cidade, fazendo a alegria de moradores e turistas. 
Um dos meus restaurantes preferidos, o La Venta. É bem conhecido pelo barceloneses e pouco frequentado por turistas. Fica no topo do Tibidado, montanha que abraça e protege Barcelona, um pouco fora do circuito de cultura e lazer da cidade, mas promete uma experiência e tanto. O local possui tradição e sofisticação simples, com varandas floridas e mosaicos de cerâmica ao estilo Antoni Gaudí.
O cardápio do restaurante, aberto em 1900 e que desde 1948 chama-se La Venta, é um dos mais mediterrâneos que conheço. Peixes, carnes, legumes e verduras são muito bem executados, respeitando o ponto de cozimento e a produção de cada estação, revelando sabores únicos.

Meus pratos preferidos são Alcachofras do Prat Recheadas, que aparecem no cardápio no outono e inverno; Rovellons Salteados, cogumelos selvagem que aparecem durante a primavera; Carpaccio de Camarão com Salsa Romesco, um molho típico da Catalunya,  e a estrela de todos: os ouriços gratinados (foto).
Esse prato é maravilhoso e até um pouco exótico. O jantar costuma ser harmonizado com um bom vinho branco do Penedés, região do sul da Catalunya produtora também de cavas, no caso de peixes e frutos do mar, ou de um vinho tinto da região do Priorat, no caso de carnes e massas, como os tradicionais Canelons.

Mas o interessante é transformar uma ida ao La Venta em um programa de amigos, com uma pegada de final de tarde ou noturna. A ideia é, após o almoço - o terraço florido convida para uma "sobremesa larga", como dizem os espanhóis -, ou o jantar, atravessar a rua e tomar um café ou um drink para terminar o dia, ou começar a noite no Mirablau.  

Bar emblemático da cidade, tem um balcão que coloca Barcelona aos pés do visitante. E como o nome em catalão já diz (olhar o azul), observar a cidade anoitecendo com um jazz ao fundo e uma boa conversa embalada por uma taça de cava, pode ser uma das melhores experiências nessa cidade incrível.
Salut!
La Venta
Plaça Doctor Andreu, s/n - Barcelona
Telefone: 34 93 212 64 55
Tibidabo
Abertos todos os dias
Site: restaurantelaventa.com/es/ 

Mirablau
Plaça Doctor Andreu, s/n - Barcelona.
T elefone: 34 93 418 5879
Tibidabo 
Abertos todos os dias.

(*) Simone Garcia é jornalista e proprietária do restaurante Jamón, Jamón, especializado em comida espanhola. Viveu por 15 anos na Espanha, entre  Barcelona  Palma de Mallorca. E foi lá que aprendeu a amar a cozinha.

Nenhum comentário: