quinta-feira, 4 de fevereiro de 2016

POR AÍ // O encantador Trindade

Gustavo Pereira
Colunista de Gastronomia do Gastronomix

 Minas Gerais, Belo Horizonte e seus encantos. A terrinha de ladeiras proporciona alguns momentos especiais. E, conduzido pelas mãos de dois grandes chefs Fred Trindade e Felipe Rameh, este encanto só aumenta a cada garfada. 

Há tempos procurava esse sentimento em algum restaurante da capital mineira. O Trindade foi indicação de um amigo jornalista que me disse que eu seria louco se não fosse conhecer. Dito e feito, já voltei várias vezes.
O Trindade é, na verdade, uma síntese do que se anda fazendo quando se fala em boa gastronomia no Brasil. Ingredientes de qualidade, produtos com origem, carinho nos preparos e dois grandes talentos comandando uma equipe trabalhadora. Tudo isso somado a um ambiente acolhedor. Essa é a famosa equação do “ganha-ganha”. Ganha o cliente e ganha o restaurante.  
Lá, você tem vontade de ficar durante o dia todo batendo papo e experimentando todos os pratos. Com menu mineiro e de leve sotaque português, o restaurante promove uma esbórnia gastronômica com toque contemporâneo. Todos os pratos caseiros ganham um clima sofisticado por lá. Prepare-se para comer bem da entrada a sobremesa. 
De entrada, nada mais justo que experimentar os dadinhos de tapioca, inspirado no prato-assinatura do chef Rodrigo do Mocotó. Há também as coxinhas recheadas com pato e os crocantes pastéis de angu. Embalados com uma pimentinha, caem super bem!

Não se esqueça de começar os trabalhos com uma caipirinha, com cachaça mineira e, de preferência, com limão capeta, aquele da casca laranja. 

No diversificado, porém enxuto, cardápio de pratos principais, várias interrogações vão aparecer na sua cabeça na hora de escolher. Se não puder dividir um leitãozinho com acompanhamentos mineiros, opte pelo arroz de pato ou de polvo, incrivelmente bem preparados e com sabor intenso. Aliás, sabor é essencial na gastronomia mineira e o restaurante deixa sua marca como o melhor da capital. 
De sobremesa, prefira tudo que leve doce de leite, o carro chefe do restaurante. Eles servem um créme brulee de doce de leite que, como dizem os mineiros, é bom demaissssssssssssssssss da conta.

Ir para Belo Horizonte e não beber é quase um insulto para os mineiros. Então, se jogue, aproveite. Coma e beba sem culpa. Ahhh, e de preferência, faça sua reserva na varanda!

Trindade – Sabores do Brasil
R. Alvarenga Peixoto, 388
Lourdes, Belo Horizonte
Telefone: (31)
2512.4479

Nenhum comentário: