terça-feira, 12 de janeiro de 2016

post it // 24h em Florentin, Tel Aviv

Daniel Bitar
Colunista de Roteiros do Gastronomix

A fórmula é a mesma em qualquer parte do mundo: uma região decadente de uma metrópole qualquer começa a ser povoada por jovens criativos em busca de aluguéis baratos onde possam não só morar, mas principalmente exercitar seu talento e empreendedorismo. Aos poucos, cafés descolados vão abrindo ao lado de galerias que expõem trabalhos de novos artistas. O burburinho atrai um restaurante, que estimula um jovem estilista a abrir sua grife e assim por diante até que, quando menos se espera, aquela região antes esquecida dá lugar a um bairro descontraído, alto astral e cheio de novidades, mas que ainda guarda traços de sua decadência.

Assim aconteceu com Florentin, em Tel Aviv, antes um bairro povoado pela classe trabalhadora, mas que se tornou um bairro boêmio, cheio de bares, café, galerias e restaurantes instalados nos prédios em estilo Bauhaus, os quais ainda não passaram por uma revitalização. Amado pelos jovens e pela população gay de Tel Aviv, porém pouco conhecido dos turistas, Florentin é um bairro que vale a pena ser conhecido numa viagem a Israel.
Comece a incursão no bairro pelo Café Kaimak, famoso pelos pratos de café da manhã, dentre os quais se destaca o Shakshuka, uma preparação típica de região feita a base de molho de tomate condimentado e ovos, finalizada no forno.
O passeio continua no Levinsky Market, paraíso dos foodies de Tel Aviv. O mercado, que está ficando cada vez mais concorrido, é ótimo para se comprar frutas secas, castanhas, especiarias típicas do oriente médio bem como iguarias persas e dos bálcans.
Homus e Falafel são assuntos sérios em Israel. As disputas para se eleger os melhores do país é acirradíssima e o resultado não agrada a todos já que cada israelense tem seu favorito e não abre mão dele. O Hummus Beit Lechem, em Florentin, embora não figure na lista de melhores, não faz feio e serve tigelas da pasta de grão de bico a preços bem convidativos. No almoço, faça como os israelenses e vá de homus!
Para conhecer entender um pouco melhor esse pedaço da cidade, embarque no Florentin Urban, Culture and Grafitti tour, que apresenta vielas escondidas, antigas Sinagogas e, claro, grafites e street art.
Para se refrescar após o passeio, happy hour! Melhor ainda se for numa cervejaria que produz a própria cerveja, a Dancing Camel. Emende no Changos, um restaurante que, embora ofereça comida de rua mexicana, tem a atmosfera de Florentin.
E para quem ainda tiver energia, vale comprovar a fama de boêmio do bairro e se jogar no Hoodna Bar, que de tão cheio, acaba ocupando a rua. É ótimo lugar para drinks e para ouvir música. E na última semana de fevereiro, os donos recebem um festival de indie rock, o Southern Wind.

Café Kaimak
49 Levinsky St., Shuk Levinsky, Florentin, Tel Aviv

Levinsky Market
Levinsky St. (começando na Haaliya St.)

Hummus Beit Lechem
Florentin St. com Vital St

Florentin Urban, Culture and Grafitti tour

Dancing Camel
10 Vital St., Florentin

Changos
25, Washington St., Florentin

Hoodna Bar
13 Arbarbanel St, Florentin

Nenhum comentário: