quinta-feira, 3 de dezembro de 2015

POR AÍ // A simplicidade da alta gastronomia carioca

Gustavo Pereira
Colunista de Gastronomia do Gastronomix

Quem disse que o Rio de Janeiro não preza pela alta gastronomia? Quem disse que carioca só gosta de cerveja e praia? Já há alguns anos, o Rio de Janeiro tem elevado seu nível de exigência gastronômica e trazendo para a cena carioca restaurantes de peso com pratos elaborados e muito bem construídos.

Um restaurante que merece todo o destaque desta coluna fica escondido no coração do Jardim Botânico no Rio de Janeiro. Leva o mesmo nome da chef que lidera a cozinha e ganhou muitos prêmios, está entre os 100 melhores restaurantes do mundo, é o 13 na lista dos 50 melhores da América Latina e a chef foi eleita a melhor mulher no 50 Best America Latina. O restaurante é o Roberta Sudbrack.

Depois de passar por uma reforma, o restaurante que mais parece a casa dela é intimista e recebe poucas pessoas, por isso, insisto na reserva antecipada. Fui levado para o segundo andar e me senti numa sala de jantar de casa de amigos. Tudo muito próximo e aconchegante. Se a ideia era trazer a memória afetiva já no espaço Roberta conseguiu em cheio. Do meu lado esquerdo, conseguia ver a cozinha, seus ajudantes e suas preparações.
Com um menu degustação reduzido e nada barato achei melhor ficar em apenas 3 pratos, entrada, principal e sobremesa. Mas claro, no fim do jantar, me arrependi muito da minha mão fechada. Deveria ter gasto um pouco mais e me esbaldado em outros pratos porque realmente tudo estava delicioso.

De entrada, pedi uma salada com peixe branco. Era quase um ceviche com notas marcantes e sabor intenso com cebola roxa, tomate, coentro, mas vinha uma salada de folhas que trazia muitas texturas para o prato. Sem dúvida uma salada com personalidade já mostrando pra que veio.

Sem pensar muito, pois sou louco por pato, escolhi meu prato principal depois que o garçom disse que o pato que a Roberta servia ficava cozinhando por horas na sua própria gordura e era servido com o próprio molho do caldo aromático. A carne da coxa do pato veio desmanchando do osso e o sabor do caldo foi algo que nunca tinha comido. Estava incrivelmente bem feito.
Já a sobremesa para fechar com chave de ouro e minha indignação por não ter escolhido um menu mais extenso, foi chamado de “Divino, Maravilhoso” pela Roberta Sudbrack e fazia justiça, uma telha de rapadura com creme de confeiteiro e framboesas, tudo muito delicado e maravilhoso como o próprio nome sugere.

No restaurante da Roberta todos os dias o menu degustação muda de acordo com os ingredientes disponíveis. Portanto todo dia é uma experiência diferente. Mas o que mais me impressionou nessa experiência é a chef se aventurar e celebrar ingredientes simples como o pato, as folhas, cebola, rapadura, e extrair dos ingredientes o que eles tem de melhor e transformar em pratos ricos de sabores.
Roberta Sudbrack
Av. Lineu de Paula Machado, 916
Jardim Botânico - Rio de Janeiro,
Telefone: (21) 3874.0139
Email: reservas@robertasudbrack.com.br

Nenhum comentário: