segunda-feira, 30 de novembro de 2015

EU RECOMENDO // Bem-vindo ao Maido

Guilherme Dantas (*)
Convidado especial do Gastronomix

Em novembro de 2015, tive o prazer de conhecer o Maido Nikkei em Lima, Peru. Ele foi escolhido o 5º melhor restaurante da América Latina e havia sido muito bem recomendado por minha irmã, Roberta, uma entusiasta na culinária. Fui sem medo. E não devia mesmo.

Logo na entrada, Mitsuharu Tsumura já faz questão de nos saudar da melhor maneira! Todo o Staff do restaurante saúda cada novo cliente com um sonoro “MAIDO” ao entrar. Maido, segundo nosso garçom, trata-se de um “bem-vindo” acolhedor em japonês! Com uma decoração primorosa, que baseia-se em cordas do amarelo ao laranja instaladas no teto de um pé direito de respeito, fica mais fácil se sentir bem.

Escolhemos o menu degustação harmonizado, Amazon Nikkei Experience. Uma sequência de 15 passos, harmonizados com todos os tipos de bebidas alcoólicas ou não-alcoólicas. Foram incríveis 3 horas de refeição, a mais slow das foods que já tive. Com pontos excelentes e pontos bons, nunca abaixo disso, elegi os prediletos do meu paladar!

Logo no primeiro prato, uma arrojada disposição em algo que lembra um bonsai seco, nos deparamos com pele de frango frita acompanhada de molho Pachikay e um pequeno composto de arroz Sentei, salsicha regional, algas torradas e emulsão de tomate japonês. Ponto pro composto que harmonizado com um chardonnay Locura 1 foi simplesmente incrível!
Alguns pratos a frente, o sanduíche Paiche, com pão cozido, paiche crocante e lulo crioulo, já veio pedindo a faixa de melhor prato! Acompanhando de uma cerveja Pale Ale Panam então, não poderia ser diferente. Imediatamente na sequência, pra não diminuir o fôlego, um Gyoza incrível, acompanhado do Riesling Jean Baptiste, mostrava que o chef não estava para brincadeira.
Dois pratos depois, talvez o MEU ponto alto, um “Ceviche Amazônico”. Composto por peixe de água doce, camarões, pupunha em tiras, leche de tigre, farinha, charapita e chonta fizeram reconsiderar meu amor pelo ceviche tradicional.
Avançamos mais alguns pratos (não se enganem, igualmente marcantes), chegamos no Short Rib. Era de se esperar que depois de uma sequência nesse nível houvesse algum grau de desinteresse nos pratos seguinte mas a costela de Waguy cozida por 50 horas, coberta por uma gema e acompanhado de arroz seco frito e chilli amazônico mudou toda a regra. Prato primoroso, harmonizado da mesma maneira por um Pinot Noir Amayna, tornou-se marcante da entrada ao desfecho.
Por fim, mas não menos importante! Elegi uma sobremesa que foi a minha predileta (o Thiago escolheria a seguint e, mas chocólatra confesso, não poderia negar!). O creme de cacau Amador 70% acompanhado de sorvete shica shica, mochos, castanhas de bahuaja e sementes de cacau torradas não decepcionariam ninguém! Principalmente acompanhados do Mistela Antiguas Familias.

Enfim. Uma SENHORA experiência. Indispensável a qualquer entusiasta da boa culinária. Aliás, Lima não desaponta em nenhuma refeição. Com todo o mérito, talvez a Capital Gastronômica da América Latina, na minha humilde opinião. =)

Maido
Esq. con Colon, Calle San Martin 399
Miraflores - Lima
Telefone: +51 1 4442568
Site: www.maido.pe/en/

(*) Guilherme Dantas é médico e louco por gastronomia.

Nenhum comentário: