quinta-feira, 26 de novembro de 2015

POR AÍ // E a maior decepção do ano vai para…

Gustavo Pereira
Colunista de Gastronomia do Gastronomix

Todo mundo adquire um ídolo ao longo do caminho para chamar de seu. No meu caso foi assistindo aos programas de culinária que me apaixonei pela gastronomia. Confesso aqui, e minha mãe não vai me deixar mentir, que eu nunca fui fã de cebola, legumes, carne mal passada, pimenta, e hoje não consigo viver sem. Portanto se seu filho ainda não gosta, calma, a boa notícia é que o nosso paladar muda com o tempo.

Mas foi graças ao Jamie Oliver que meu contato com o novo mundo gastronômico foi se ampliando. Eu sempre digo que gastronomia é como conhecer lugares novos, uma vez expandido, você jamais retorna ao ponto inicial. Novos sabores, novos ingredientes, novas combinações são incorporadas no seu dia a dia.
Foi Jamie Oliver, por meio dos seus inúmeros programas de televisão, que me apresentou este novo mundo gastronômico. Graças a ele, eu replicava suas receitas e modificava um pouco dando um toque brasileiro ao prato. Sem perceber, eu o defendia em rodas de amigos e exaltava os seus restaurantes sem nunca ter ido.

Me lembro certa vez de ir a Londres e não conseguir reserva em um de seus restaurantes e ficar arrasado. Quase uma relação doentia de fã e ídolo, como se ele fosse obrigado a me receber em seu restaurante por tantos anos de dedicação e adoração. Frustração total.
Anos depois, e relação já esfriada, novos ídolos da gastronomia mundial ganharam mais espaço, decidi conhecer seu restaurante em Istambul. O tão famoso Jamie’s Italian. Me perdoe quem gosta desse tipo de fast food italiano, mas a decepção foi tamanho, que nunca mais consegui assistir seus programas.

A enganação estampada a cada prato, me fez sentir comendo massa requentada de microondas. Nem o couvert se salvou. Pedimos vários pratos do cardápio para tentar salvar a tarde e experimentar o máximo de opções, como o Tagliatelle trufado, Tagliolini ao vôngole e a lasanha com ragú e nada foi espetacular.
Cadê aquele grande chef que me fez gostar de gastronomia? Cadê o chef que surpreende com combinações inusitadas? Cadê a pesquisa de ingredientes que ele faz em vários países? Ao contrario, vi e comi uma série de pratos sem personalidade, sem sabor e sem graça.

Um comentário:

Marcelo Saboia disse...

Seu relato não me surpreende, desconfio muito desses Chefs celebridades... muita viagem, muita entrevista e pouca cozinha...
abs