quinta-feira, 8 de outubro de 2015

POR AÍ // Uma constelação saborosa em NY

Gustavo Pereira
Colunista de Gastronomia do Gastronomix

Qualquer pessoa que vai à Nova York hoje, leva na bagagem várias dicas e recomendações de amigos ou conhecidos. Todo mundo tem uma recomendação ou indicação de, pelo menos, um restaurante na Big Apple. A metrópole que nunca para é uma referência mundial na gastronomia. Assim como em São Paulo, é possível experimentar todas as cozinhas do mundo em um mesmo lugar. Engana-se quem acha que vai se alimentar mal na cidade de Nova York, com suas comidas gordurosas em tamanho família. Esqueça isso e prepare para viver uma experiência única.

Aliás, foi na ilha de Manhattan, que descobri o restaurante Eleven Madison Park na Madison Avenue. Um tradicional restaurante de comida contemporânea estrelado, que hoje ocupa a quinta posição de melhor restaurante do mundo. Por isso, de todas as dicas que você estiver levando para NY, inclua esta e não deixe de conhecê-lo.
Como a maioria dos restaurantes na cidade, este também precisa de reserva prévia e também não é nada fácil. O aplicativo Opentable no celular oferece este serviço, porém com 28 dias de antecedência a sua viagem comece a tentar reservá-lo, porque será trabalhoso, mas valerá cada investimento.

Consegui um horário no almoço para fazer o menu degustação que, normalmente, dura umas 3 horas e apresenta de 12 a 15 pratos. Todos os ingredientes usados na preparação são locais e, claro, perfeitamente, preparados pelo Chef Daniel Humm.
Cheguei alguns minutos antes do restaurante abrir para o almoço e fui prontamente recebido, mesmo ainda ele não ter sido aberto oficialmente. E ali no salão, vi uma cena atípica que talvez eu jamais teria visto se tivesse chegado na hora da minha reserva. Todos os funcionários estavam de mãos dadas em círculo e o chef dizia algumas palavras motivacionais, como para fazerem daquela tarde, mais uma tarde especial para os clientes.

E o que eu presenciei em seguida, foram 3 horas de um atendimento impecável. O restaurante em si não é luxuoso ou extremamente moderno. Ele tem um padrão até mais clássico, porém eles são atentos a tudo. Desde um cliente que se levanta para ir ao toalete e seguram a entrega dos pratos até a água que se acaba na mesa e é reposta sem o cliente pedir
Tudo é calculado para que você tenha a melhor experiência. Quanto à comida, isso não é um mero detalhe, come-se bem e os pratos são muito bem elaborados. A estética de como são apresentados também é um show a parte. Cada prato trazido à mesa tinha uma história, e se revelava uma surpresa.

Um deles parecia um picnic, pois tinha uma caixa que continua uma cerveja artesanal e vários produtos para se degustar como queijos e antepastos. O cardápio também varia de acordo com as restrições alimentares de cada cliente, estações do ano e produção dos ingredientes locais. Por isso, cada vez que você for no restaurante Eleven Madison Park será uma experiência diferente.
No fim do almoço, eles dão um mimo aos clientes. Todos recebem um pote charmoso de granola feito por eles.  Impossível sair de lá sem a sensação de que você foi cuidado por 3 horas em NY. Todos se sentem especiais por lá.
Eleven Madison Park
11 Madison Ave
 Nova York - Estados Unidos
Telefone: +1 212-889-0905
Site: www.elevenmadisonpark.com

Nenhum comentário: