segunda-feira, 12 de outubro de 2015

EU RECOMENDO // 3 restaurantes exóticos em São Paulo

Carla Damasceno
Convidada especial do Gastronomix

“De mudança (temporária?) para a Austrália, onde, com certeza sentirei saudades dos sabores do Brasil, decidi que a minha despedida tinha de ser a altura do meu genuíno amor pela arte de comer bem. E que cidade personifica melhor esse prazer do que São Paulo, reunindo restaurantes consagrados e sabores dos quatro cantos do mundo?

Então, nos três dias de viagem pela Terra da Garoa, tinha como missão conhecer o DOM – restaurante que consagrou a culinária brasileira internacionalmente, sendo considerado o nono melhor do mundo, explorar lugares não tão óbvios, “exóticos”, e, claro, conhecer alguma novidade através de recomendação de amigos.

1. SMORGASBORD NO SVANEN
No primeiro dia em São Paulo, em um domingo, não tive dúvidas e reservei o Smorgasbord (banquete com 40 pratos diferentes) do restaurante nórdico Svanen, que fica na Associação Escandinava (Rua Morais de Barros, 1009, Campo Belo). Ali você pode desfrutar do que há de melhor da cozinha da Finlândia, Noruega, Suécia, Dinamarca e Islândia: gravlax, frekedeller e pickled herring, entre muitos outros pratos, tudo regado à aquavit, aguardente feita de batatas ou cereais, Taffel, da Dinamarca. Esse tipo de banquete tradicional escandinavo era cultuado pelos vikings em suas celebrações de retorno às aldeias após as batalhas.

Aguardam o visitante arenques em várias receitas, muito salmão defumado, anchova negra, panceta (barriga de porco fatiada), patê de fígado, muita batata (ingrediente obrigatório na cozinha escandinava), bof lindstrom (hambúrguer recheado com beterraba, alcaparra e aliche) e um frekedeller (bolinho de carne) dinamarquês muito mais saboroso do que seu “primo” alemão, já que na versão dinamarquesa é misturado com carne suína. O restaurante é comandado pelo casal Osnir e Vera Jacobsen.
Há 50 anos, Vera veio da Escandinávia, onde vivia, para administrar o restaurante. Você se sente transportado à Escandinávia: há fotos dos países nórdicos as paredes do salão e diversos folders divulgando viagens turísticas que a Associação organiza às Ilhas Faroé, países nórdicos, Groelândia e, até mesmo, Rússia. Eles são ainda os responsáveis pela organização da Feira Escandinava, que ocorre anualmente no Clube Pinheiros. O banquete dos deuses reúne ainda sobremesa: não deixe de provar a torta de maçã escandinava, feita com farofa caramelizada e muito creme de chantilly na cobertura.

2. CHÁ DA TARDE EGÍPCIO NO KHAN EL KHALILI
O domingo encerrou com uma pitada de exotismo, em uma casa de chá egípcia, que funciona desde 1982 na Vila Mariana (Rua Dr. José de Queirós Aranha, 320): o Khan el Khalili, que foge do lugar comum em todos os aspectos, a começar pelo nome do estabelecimento, em homenagem a um dos mais interessantes bazares no Oriente Médio, com mais de um milênio de existência.

Em um ambiente típico, com hieróglifos e decoração que remonta ao Egito antigo, os frequentadores assistem a apresentações de dança do ventre de hora em hora (durante a semana, de dia, funciona no local uma escola desta dança oriental), enquanto desfrutam das opções de “rituais de chá”, com doces e salgados árabes. Há vários ambientes de puro encanto e magia, sendo algumas salas com almofadas no chão, baixa iluminação e cortinas separando os ambientes.
Entre os três tipos de rituais do chá – Alexandria, Tebas e Saara – fiquei com a primeira, que já inclui bastante comida, servida aos poucos à mesa (a ideia é relaxar, dedicar um tempo a si e não ter pressa): cesta completa com diversas variedades de pães, como o libanês, de canela, sírio, pão de flores e pão folha etc; patês (homus, zaatar, geléia natural de banana, coalhada, babaganuche), bolos e doces árabes (halewe, mamul de tâmara egípcia, folheado de nozes) e salgados como quibe e esfiha, além de dois bules de chás quentes.

Para aproveitar o inverno de São Paulo, resolvi adicionar a tudo isso um típico bule de café árabe - daquele ultra forte, em que o líquido é espesso como um xarope e dá até vontade de tentar “ler a sorte” com o pó depositado ao fundo da xícara. Encerrei a experiência pedindo um dos chás “sultana”, que são deliciosas e refrescantes preparações de mate com frutas (prove o de pêssego e maçã verde), um suco de damasco turco e um Karkadêh, chá gelado que está entre as principais bebidas típicas egípcias.

3. PREPARANDO A PRÓPRIA COMIDA NO TANTRA
No dia seguinte, jantei no único restaurante no Brasil especializado em culinária típica da Mongólia, o Tantra (fui na unidade da Vila Olímpia). Em um ambiente sensual, tendo como atrações, além da experiência gastronômica exótica, dança egípcia com serpentes, shows acrobáticos e consultas de Tarot (?!), as várias opções incluem drinks bem diferentes, carpaccio de tubarão, camarões empanados com coco etc.

Mas segui a tradição de preparar a minha própria comida no restaurante. Isso mesmo: você vai ao restaurante para cozinhar, escolhendo entre as várias opções de ingredientes disponibilizados em um grande buffet. Já que não tinha muita ideia das combinações ideais (algumas iguarias bem exóticas, como tubarão, javali e carne de avestruz), resolvi apostar em uma das receitas sugeridas em cartazes logo atrás do buffet – e que seria “afrodisíaca”, de acordo com o restaurante.
Em uma cumbuca, selecionei tubarões e camarões, vários temperos e condimentos que deixaram meu prato deliciosamente apimentado, levei tudo à grelha mongol e voilà: Mongolian food by Carla Damasceno, “chef” por um dia, preparando um jantar especial... Para me, myself & I. Vale a pena a sensação de montar a sua comida com vários itens crus, entre molhos, vegetais, massas orientais e tantas especiarias. Você pode repetir, criando várias porções e testando novos sabores.

Svanen
Rua Morais de Barros, 1009
Campo Belo, São Paulo
Telefone: (11) 5041-9883

Khan el Khalili
Rua Doutor José de Queirós Aranha, 320
Vila Mariana, São Paulo
Telefone: (11) 5571-3209

Tantra
Rua Chilon, 364
Vila Olímpia, São Paulo
Telefone: (11) 3846-7112
Site: http://www.tantrarestaurante.com.br

Nenhum comentário: