sexta-feira, 31 de julho de 2015

DRINK_ME //Kennedy Nascimento representa o Brasil no mundial

Juliana Raimo
Colunista de Drinks do Gastronomix
Apesar deste campeonato (etapa Brasil) ter ocorrido em maio, esperei para fazer o post sobre o que vi e presenciei - como jurada da primeira etapa - pois não queria que este artigo fosse só um informativo de vencedores e sim uma análise critica dos melhores coquetéis e o que fez a diferença, para mim, em um drink vencedor.

Quando analisamos um drink em que a receita inicial é composta por gim, água tônica e bitter, pensamos na simplicidade do mesmo e o quão diferente ele pode ser para se tornar mais que um mero Gin & 
tonic.

Kennedy Nascimento

O que fez a diferença, por exemplo, no drink do Bartender Kennedy Nascimento (ex Epice/Beato), que fez com que ele passasse para a etapa seguinte dos 10 finalistas brasileiros, foi sua água tônica artesanal. Veja só: composta por cinchona bark (casca de uma árvore peruana que contém quinino), talo de capim limão, suco e casca de limão tahiti, limão siciliano, laranja bahia, grapefruit, pimenta jamaicana, água e xarope de agrave). Ou seja, a partir de um clássico, um novo drink, surgiu algo totalmente exclusivo, super aromático e saboroso em que a mistura das ervas e condimentos trouxeram um sabor único.

Renato Tavares


Um outro destaque que levou o Bartender Renato Tavares (Ceasar Park Sofitel - Rio) a concorrer também entre os 10 finalistas foi também a tônica artesanal do Drink Romeu e Julieta e seu modo de preparo. A mistura continha: casca de quina, flores de hibisco, casca de grapefruit, cardamomo, pimenta jamaica, capim limão, ácido cítrico e açúcar. Junto a um processo de carbonatação, o drink ficou espetacular. Apesar do preparo ter sido mais elaborado, utilizando os 6 minutos totais do tempo que tinha, este talentoso Bartender encantou a todos os jurados.

Adriana Pino
As mulheres também foram destaque este ano. A Bartender Michelly Rossi (Clos Resto) com seu coquetel Brenda, Adriana Pino com o drink Keep Calm - com sabor e estética delicada que encantava os olhos - e Jessica Sanchez (Copacabana Palace), com o drink Ten & Tonic,  que foi selecionada para final junto a 9 outros bartenders.

Jessica Sanchez e Michelly Rossi

E, por fim, existem drinks que trazem o home made junto as bases premium como o Tankeray 10, mas que vencem pelo equilíbrio, simplicidade e sabor. Este para mim foi o caso do Drink Ten ideas Tonic, de Diego Bastos (Officina Rest bar). Um drink composto por gin, redução de tônica com infusão de chá de capim limão, hortelã e camomila, água tônica schweppes e angustura orange bitter. Diego está entre os bartenders mais jovens da coquetelaria nacional que tem um futuro brilhante pela frente.
Em um campeonato, às vezes, o nervosismo atrapalha bastante e acaba prejudicando muito os competidores. Mas apesar deste fator, quando um drink, ao ser degustado, desperta aquele "entusiasmo" presente nos rostos dos jurados de uma só vez, é sinal de que ele teve algo a mais. Talvez alma, treino, dedicação, ou simplesmente expressou a experiência presente na mão daquele profissional de bar. E é isso que faz a diferença.

Na etapa final brasileira, realizada dia 23 de junho, 10 bartenders concorreram a vaga no mundial - 7a edição do torneio - que será realizado na cidade do Cabo na África do Sul em Agosto de 2015. Serão 55 países participantes.O
s desafios que ocorreram no Clube A / SP, compreenderam drinks harmonizados com gastronomia, do premiado chef Rodrigo Oliveira (Rest. Mocotó), e dois drinks adequados ao período do dia e da noite.

10 finalistas:
O grande vencedor da noite foi o jovem experiente e talentoso Kennedy Nascimento de 22 anos. Após competir em dois anos anteriores, chegando quase ao primeiro lugar, finalmente, levou o prêmio mais que merecido. Em contato com o mundo dos bares desde cedo pelo fato de seu pai ter tido dois estabelecimentos, aos 17 anos, já começou a trabalhar profissionalmente. Em 2012, passou pelo MYNY bar onde trabalhou ao lado de Spencer Junior (hoje no comando do Frank Bar). Na sequência, passou pelo Epice e Beato e hoje faz parte do Grupo Vegas de Facundo Guerra.

Seus drinks vencedores foram:
- Aphotecary (harmonização com prato principal)
Cachaça premium YPIOCA® CINCO CHAVES, xarope de agave, limão taiti, gengibre e folha de louro.
- 
Gold flame (harmonização com sobremesa)
whisky JOHNNIE WALKER GOLD LABEL RESERVE®, vermute tinto, angustura, os licores Cherry Heering e Chartreuse verde flambado.
- 
Magnus (drink para dia) - Com gim TANQUERAY® Nº TEN
- 
Fancy Smile(drink para noite) - Com a vodka KETEL ONE

Os resultados:

1o lugar - Kennedy Nascimento – ex Epice e Beato São Paulo
2o lugar - Jessica Sanchez - Copacabana Palace do Rio de Janeiro
3o lugar - Renato Tavares - Hotel Ceasar Park Ipanema by Sofitel
4o lugar - Diego Bastos – Officina Resto bar Curitiba
A opinião geral entre os jurados era que o nível dos competidores evoluiu muito. Segundo o crítico Josimar Melo, “hoje todos se encontram mais seguros e estão conectados com as tendências mundiais”. Compartilho da mesma opinião. Tenho orgulho deste novo time de bartenders brasileiros!
Sobre a DIAGEO:
A DIAGEO é líder mundial na produção de bebidas alcoólicas premium, com uma coleção de marcas nas categorias de bebidas destiladas, vinhos e cervejas. Essas marcas incluem SMIRNOFF®, JOHNNIE WALKER®, YPIÓCA®, GUINNESS®, KETEL ONE®, TANQUERAY®, ZACAPA®, DON JULIO® e NEGA FULÔ®, entre outras. A DIAGEO é uma empresa multinacional que opera em 180 países. As ações da companhia são negociadas na Bolsa de Valores de Nova Iorque (DEO) e na Bolsa de Valores de Londres (DGE). Para mais informações sobre a DIAGEO, seus funcionários, suas marcas e seu desempenho, visitewww.DIAGEO.com.br.

Nenhum comentário: