terça-feira, 19 de maio de 2015

NOTÍCIAS // Ernesto Cafés abre padaria artesanal

Rodrigo Caetano (textos) e Daniel Bitar (fotos)
Do Gastronomix


Historiadora, empresária, barista...e agora, padeira. Juliana Pedro, dona do Ernesto Café, começou a fazer pães em casa, de brincadeira, para “competir” com o marido – um cozinheiro de mão cheia. ”Queria impressioná-lo de alguma forma”, diz Juliana.  O que era hobby virou negócio depois de mais de dois anos de qualificação e investimento. Nesse período, ela fez vários cursos em São Paulo com Rogério Shimura, uma das maiores autoridades de panificação do país, proprietário de uma escola na capital paulista e autor de livros sobre o assunto, e fez estágio na Miolo Padaria Orgânica, próxima à Serra da Cantareira (SP).

Depois desse investimento em formação, Juliana voltou com a ideia de fabricar os próprios pães para o Ernesto Café – que já tem produção própria dos bolos e doces e torra grande parte de seus grãos servidos nos mais variados tipos de cafés. Aos poucos, ela foi fabricando no café os pães dos sanduíches servidos...Vieram fornadas e fornadas de baguetes e ciabattas.  Testes e mais testes foram feitos. A experiência deu certo. E assim Juliana teve confiança em fazer uma produção maior, tudo de maneira bem artesanal.

Para a empreitada, contratou dois padeiros com bom currículo, comprou máquinas, investiu na qualidade da matéria prima (Farinha Bagatelle é francesa e custa três vezes mais que as nacionais) e teve a consultoria do especialista Jacques Paulin, da France Panificação. Algumas madrugadas depois e noites de sono investidas, Juliana anuncia orgulhosamente seu cardápio. 

ALGUNS DESTAQUES DA PADARIA DO ERNESTO CAFÉ:

# Pão 100% integral ----------------- 12,00 (pequeno) e 15,00 (médio)
# Baguette ----------------------------- 6,00
# Ciabatta-------------------------------6,00
# Ciabatta com azeitonas -----------8,00
# Brioche ------------------------------- 6,00 (pequeno) 12,00 (médio)
#Brioche de chocolate e café ------7,00
# Multigrão -----------------------------12,00 ( o mais pedido!)
# Pão de arroz--------------------------8,00
16 horas
É o tempo que alguns dos pães do Ernesto Café demoram para serem fabricados

VENDINHA E NOVO CARDÁPIO
A banquinha de pães fica aos fundos do Ernesto Café. Além dos produtos da panificação, o café também está vendendo algumas cervejas artesanais, doce de leite, goiabada cascão. O cardápio também foi revisado. Entraram novos sanduíches, omeletes, tapiocas, tortas e quiches, sucos verdes e muitas opções de café da manhã como o Combinado: cesta de pães da casa, manteiga, geleia, mexido de ovos, fatia de bacon, salada de fruta com granola caseira, iogurte, suco de laranja por R$ 30,00.

Ernesto Cafés Especiais
115 Sul, bloco C, Loja 14
Telefone: (61) 3345.4182

Nenhum comentário: