segunda-feira, 18 de maio de 2015

EU RECOMENDO // Um olho no prato e outro lá fora

José Mion
Convidado especial do Gastronomix

Salvador, como qualquer metrópole brasileira, cada vez mais sobe alguns degraus em se falando de gastronomia. Opções variadas nunca faltaram de um lado a outro da cidade, mas, pelo menos para mim, uma bela vista para o mar sempre contará pontos extras. Seja num belo dia de sol, num almoço mais tarde, que se estenda ao por do sol, ou até mesmo num dia chuvoso, mais melancólico, alguns restaurantes são meus xodós na capital baiana. Muito além do olfato e do paladar, eles conquistam a visão de qualquer ser humano.
Soa clichê, mas o primeiro da lista é o quase ponto turístico Amado. Moderno por fora – um enorme galpão laranja – e aconchegante e espaçoso por dentro, o restaurante do chef e empresário Edinho Engel – também responsável pelo Manacá, na Praia de Camburi (SP), e pelo Amadinho, na Ceasa do Rio Vermelho, também em Salvador, num clima mais de boteco - é um “must go”. Num dia mais fresco, não pense duas vezes: a ventilada varanda debruçada (e aqui falo literalmente) sobre a Baía de Todos os Santos é convite irrecusável.

Há menos de um ano, o chef Fabrício Lemos, que antes comandava a elogiada cozinha do Al Mare (na Área Gourmet do Salvador Shopping), tornou-se uma referencia e trouxe ao Amado o frescor que estava faltando. Não à toa, tanto o restaurante (Melhor do Nordeste) quanto o jovem chef de 34 anos (Revelação Nacional) foram indicados ao prêmio Melhores do Ano Prazeres da Mesa/Cacau Show este ano.
No cardápio, carnes, peixes e massas que valorizam ingredientes regionais como fruta-pão, banana da terra e quiabo, prática muito adotada por Engel desde o lançamento do espaço, com sabores, no entanto, cosmopolitas. Para os de paladar mais tradicional, não faltam opções e como um bom restaurante, está aberto a adaptar​-se​   ao gosto do cliente.

Ali pertinho do Amado, na Avenida Lafayette Coutinho, conhecida como Avenida Contorno, está também o complexo da Bahia Marina. Por lá, brilham restaurantes como o DAS – vá se estiver disposto a gastar – e Soho – para ver e ser visto.
Com uma pequena varanda que combina harmoniosamente natureza e um cenário de lanchas das mais caras, o Lafayette é outro entre os meus queridos. Comandado pelo chef Dudu Prado, o restaurante acerta das entradas à sobremesa, com variações que agradam a toda a família. Sugestões? Vamos lá: minha entrada favorita é a Casquinha de Siri – você encontra em quase todo restaurante de Salvador, mas em poucos  com esse sabor. A farofa que acompanha o prato – confesso que nunca perguntei quais são os ingredientes para o seu preparo – completa com maestria essa entrada, que é essencial.
De prato principal, o meu favorito são os camarões marinara com risoto de limão siciliano – muito presente em outros pratos também (o limão, não o risoto). Fechando, para amantes de doces mais tradicionais como eu, o petit gateau de doce de leite é imperdível, com o bolinho na consistência sempre correta.

Fechando minhas dicas para o Gastronomix, a convite do Rodrigo, e mantendo minhas sugestões de restaurantes com vista para o mar, está a Ola Cevicheria, o primeiro especializado em ceviches na Bahia. Totalmente despretensioso e com três ambientes completamente distintos (varanda, bar – o meu preferido – e salão), o menu do Ola oferece uma variedade de ceviches dos mais tradicionais aos mais criativos, marinado em tamarindo, por exemplo. Existem opções apenas com camarão, com camarão e peixes, só com peixes, com lula e polvo e com tudo de vez.
Para quem quer curtir o lugar, mas não é afeito a frutos do mar, um pequeno cardápio de opções em massas e carnes dá pro gasto. Entre os três restaurantes citados, é o com melhor atendimento – bastante atencioso e ágil. Minha única ressalva é a carta de drinks, que poderia ser mais extensa. A de vinhos, no entanto, compensa!

Amado
Avenida Lafayete Coutinho, 660
Comércio, Salvador
Telefone: (71) 3322-3520

DAS
Av. Lafayete Coutinho, 1010
Comercio, Salvador
Telefone: (71) 3011-2410

Soho
Av. Tancredo Neves, 3133
Caminho das Árvores, Salvador
Telefone: (71) 3032-6208
Site: sohorestaurante.com.br 

Lafayette
Avenida Lafayete Coutinho, 1010
Comércio - Salvador
Telefone: (71) 3321-0800

Ola Cevicheria
Avenida Sete de Setembro, 3807
Porto da Barra - Salvador
Telefone: (71) 3264-2519

(*) José Mion é jornalista e baiano. 

Um comentário:

Daiene disse...

Senti falta do Pereira na sua lista.