segunda-feira, 25 de maio de 2015

EU RECOMENDO // Pequenos, artesanais e sem pretensões

Gabriel Matteuzzi (*)
Convidado especial do Gastronomix

Quando me foi pedido para escrever indicando dois restaurantes onde eu gostava de ir achei inicialmente complicado, pois não tenho saído muito para comer fora ultimamente. O trabalho diário me força muitas vezes ficar em casa, seja pensando em futuros pratos para meu restaurante, seja para ficar descansando. Para um cozinheiro em uma cidade como São Paulo, com tantas opções para todos os gostos, as minhas sugestões sempre se guiam a lugares pequenos, onde eu posso desfrutar de uma cozinha artesanal, com produtos de primeira qualidade em um ambiente descontraído e sem pretensões, mantendo minha intimidade e saindo um pouco do perfil “balada”.
O primeiro restaurante que gostaria de indicar seria a Carlos Pizza, localizada na Rua Harmonia, 501 na Vila Madalena. Lugar aberto no mês de fevereiro e sob o comando de dois grandes professionais (Luciano Nardelli e Rodrigo Felício). Juntos conseguiram criar um ambiente descontraído, um cardápio enxuto (ideia que eu admiro e sigo, afinal muitas vezes a meu ver, menos é mais), e que respeitam a matéria prima e o serviço.

Suas pizzas, sempre individuais são delicadas e trabalhadas de forma artesanal. Sua massa é elaborada com fermentação natural, excelente matéria prima e assada ao forno a lenha. Com a quantidade justa de recheio, se respeita os produtos que as componha sem nunca mascarar a matéria prima. O salão é pequeno, se não me engano com capacidade para umas 40 pessoas, pé direito alto e acolhedor. Para mim, sempre uma ótima opção para nossa típica pizza de domingo.
Minhas sugestões de pedidos seriam de entrada a Salada de Pão com tomatinhos assados, aliche e ervas. Deliciosa e com os sabores muito bem equilibrados. A pizza? Eu me considero uma pessoa com gostos bem tradicionais e, às vezes, não me contenho e termino comendo 2 pizzas, pois sempre começo pedindo uma que tenha uma cara mais autoral e outra com sabor mais clássico. A Escarola, elaborada com queijo, limão siciliano e nozes acredito ser uma ótima opção para quem busca algo diferente e a Marinara (pizza composta de molho de tomate, alho fatiado e manjericão) é leve, saborosa e convida a comer com as mãos, algo que no caso da pizza eu adoro, essa para os paladares mais tradicionais.

Minha segunda opção será o restaurante japonês Yakitori localizado na Av. dos Carinas, 93 em Moema. Conheço esse restaurante já faz alguns anos, e sempre me chamou a atenção o fato de eu ser na grande maioria das vezes o único ocidental que estava no local. Algo que me deu confiança na época, pois se um restaurante japonês só tem clientes japoneses, ele deve ser bom ou, pelo menos, fiel aos produtos e técnicas utilizadas (eu pensei na época que o conheci) 

Sempre estou fugindo dos milhares rodízios espalhados pela cidade ou dos excelentes, porém caríssimos japoneses que todos conhecemos. A confiança se foi dada logo na primeira visita, e confirmada nas que seguiram. O restaurante, assim como diz o nome tem como especialidades os yakitoris (espetos geralmente feitos de frango e na brasa, pois como diz o nome yaki = grelhado, tori = frango).

Com bastantes opções, sempre termino indo para o que são, para mim, os clássicos: espeto de quiabo ou berinjela com katsuobushi como opção vegetariana, coxa ou coração de frango para os mais carnívoros. Os Lamens, no general, são ótimos e a parte fria (sushi/sashimi) sempre com peixe fresquíssimo e com o arroz cozido com perfeição. O ambiente, como foi mencionado acima, na maioria das vezes, é composto por empresários ou famílias japonesas.
O salão, que passou por uma reforma no começo do ano, tem capacidade maior que quando eu o conheci, porém ainda mantiveram a barra onde se pode comer e acompanhar o cozinheiro preparar os espetinhos. O serviço sempre foi atencioso, e apesar de não serem orientais, possuem o completo conhecimento do que é servido.

Bom, aí estão minhas sugestões. Espero que gostem da experiência e BOM APETITE.

Carlos Pizza
Rua Harmonia, 501
Vila Madalena – São Paulo
Telefone: (11) 3813-2017

Yakitori
Av. dos Carinas, 93
Moema – São Paulo
Telefone: (11) 5044.7809(*)Gabriel Matteuzzi  é chef- proprietário do restaurante Tetè a Tete, em Sâo Paulo. Trabalhou no restaurante D.O.M., em São Paulo, e no Michel Bras, na França. 
Tetê à Tetê
Rua Melo Alves, 216
Cerqueira César, São Paulo
Telefone: (11) 3796-0090

Nenhum comentário: