domingo, 18 de janeiro de 2015

NOTÍCIAS // O mundo sem carne, em dois livros

Faz algum tempo que hambúrguer deixou de estar associado necessariamente à carne. Os vegetarianos reivindicaram para si também o direito de comer o bolinho achatado dentro do pão e inventaram variações mil da receita tradicional. Amostras podem ser encontradas em Veggie Burgers para Todo Mundo (R$ 43,50, 192 págs.). O livro do americano Lukas Volger é um de dois recentes lançamentos da editora Alaúde dedicados à comida sem carne. O outro é Comidinhas Francesas Vegetarianas, da francesa Valérie Lhomme (R$ 34,90, 64 págs.).

O subtítulo do livro de Volger promete “hambúrgueres veganos e vegetarianos nutritivos e saborosos”. Entre esses, há hambúrguer de alho-poró e castanhas de caju com trigo em grãos e lentilhas, ou de cogumelos com cevada, milho com tomate seco e queijo de cabra e de berinjela e tomate com curry. “O hambúrguer vegetariano não é uma imitação do feito de carne. Tirando formato, ambos têm pouca coisa em comum. Por que, então, as receitas vegetarianas costumam ser usadas como substitutas insípidas do prato tradicional?”, questiona o autor.
Comidinhas Francesas Vegetarianas procura mostrar que, sim, existe cozinha na França sem canard, boeuf bourguignon ou entrécote. Entre 30 receitas, a culinarista e fotógrafa apresenta coisas como risoto com queijo de cabra e hortelã, pudinzinhos de aspargos com tofu, omelete de alcachofras e, entre as sobremesas, musseline de frutas vermelhas e panna cotta com manga e maracujá.

Nenhum comentário: