segunda-feira, 12 de janeiro de 2015

EU RECOMENDO // É do Peru...e é dobrado

Alexandre Ribondi (*)
Convidado especial do Gastronomix

“Algumas cidades são verdadeiras catedrais gastronômicas e Lima, a capital do Peru, é uma delas. E se acontecer de você estar lá, antes de subir para Cuzco, vale a pena ir até um restaurante que tem nome dobrado: chama-se Cafe Cafe.

 Localizado na pequena rua Martir Olaya, tem um certo de ar de lugar para viajantes bem informais, que gostam de ambientes descontraídos e levam pouco dinheiro na carteira. Mas a comida é excelente. Além dos cafés (pois é, o Cafe Cafe serve café, quem diria…) e dos sanduíches criativos, o freguês pode - e deve - escolher um desses dois pratos, ou os dois.
Em primeiro lugar, a Paella Vegetariana, que é servida numa panela parecida com as moquequeiras brasileiras. Num arroz bem saboroso, de cor amarelada pelos temperos aromáticos, vem de tudo: abóbora, couve-flor, favas, ervilhas. Mesmo que você não seja vegano, nem vegetariano, dê uma folga às vacas, aos porcos e às galinhas, e mergulhe sem medo.

Outro prato é o típico Tacu-Tacu (pronuncia-se Taco-taco) que é a variação peruana do nosso baião de dois, servido enrolado em si mesmo, como se fosse um tubo, ou um wrap. Mas com o segredo de vir macio e úmido por dentro e crocante por fora. Não esqueça o acompanhamento, que são algumas bistecas de porco muito bem temperadas. Há quem diga que é pra comer acompanhado de cerveja, mas eu tomo vinho e acho que fica excelente.

E depois disso tudo, é só sair pra andar no agradável bairro de Miraflores, que é onde fica o Cafe Café”.
CAFE CAFE
Rua Martir José Olaya 250
Miraflores, Lima
Telefone: +51 1 4451165
Site: http://www.cafecafe.com.pe/

(*) Alexandre Ribondi é autor e diretor de teatro, roteirista, romancista e, pra relaxar das correrias da vida, gosta de parar tudo, ir até a cozinha e preparar comidas pros amigos.

Nenhum comentário: