domingo, 14 de dezembro de 2014

GASTRONOMIA 2015 // Sebastián Parasole, coordenador Geral de Gastronomia do Iesb

Gastronomix perguntou a chefs de Brasília e de todo o país o que esperar da gastronomia nacional e de sua unidade da federação em 2015? Para onde vamos? Quais as tendências? Confira a opinião do chef Sebastián Parasole, coordenador Geral de Gastronomia do Iesb, em Brasília. 

O que esperar da gastronomia brasileira e de seu estado em 2015?
Espero que a Gastronomia Brasileira continue evoluindo como agora, tenho quase 8 anos que moro em Brasília e acredite, mudou e muito, só que ainda é “um nenê brincando com panelas”, achando que não precisa de mais nada, precisa de mais compromisso, mais humildade e menos show com gente achando-se Chef. Acreditar que a comida é muito mais que cozinhar, é socializar, micro empreender e sobre tudo educar. Falta cultura e amar o próprio até valorizá-lo e defende-lo.  Espero um crescimento devagar, que só os corajosos, inteligentes, puros e fortes perduram.

Para onde vamos?
Vamos para o alimento nobre, puro e limpo com valor social e sustentável. Aquele que consiga ver isso será laureado. Importante ter pessoas poderosas com compromisso e consciência nisso para ajudar, o caminho e árduo.

Quais as tendências?
 O alimento legítimo, com muita técnica, mas sem prejudicá-lo, como ver com um olho no futuro (tecnologia), sem esquecer-se do passado (o natural). A continuidade do “Comfort Food” e em ascensão. Pratos simples, mas com sabor, com ajudas de Hortas Urbanas próprias e com pequenos produtores. Os produtos do Cerrado serão tendências, mais firmes e ganhando espaço, depende de nós, os cozinheiros e educadores.

SEBASTIÁN PARASOLE
Chef e Coordenador Geral de Gastronomia do Iesb
Brasília

Nenhum comentário: