quarta-feira, 17 de dezembro de 2014

GASTRONOMIA 2015 // Letícia Massula, Chef e apresentadora do Brazil Cook Book

Gastronomix perguntou a chefs de Brasília e de todo o país o que esperar da gastronomia nacional e de sua unidade da federação em 2015? Para onde vamos? Quais as tendências? Confira a opinião da chef Letícia Massula, apresentadora do Brazil Cook Book (BBC), de São Paulo.   
"Na minha opinião 2015 vai ser um ano muito relevante para a gastronomia no Brasil. Se 2014 foi o ano do boom, com inúmeros empreendimentos, costumes e produtos lançados ao mesmo tempo no mercado, vai ser em 2015 que vamos descobrir quem e o que veio para ficar.

É bem possível (e eu espero) que alguns movimentos que tem acontecido lá fora cheguem com força por aqui, como os mercados de comida no estilo do Gotham West Market de NY, onde vc encontra boa comida por um ótimo preço e ainda têm uma preocupação com a sustentabilidade, com a cultura de bikes e tudo que vem junto com esse pacote.

As pessoas estão mais preocupadas com o que comem, com a origem e qualidade dos ingredientes que chegam às suas mesas. Estamos começando a sair da nefasta febre dos produtos industrializados que teve seu apogeu na década de oitenta.

Essa atenção com o que consumimos tem incrementado a produção de orgânicos com mais variedade e preços melhores, assim como os produtos artesanais tem sido cada vez mais valorizados. As hortas urbanas também chegaram para ficar e acredito que cada vez mais as cidades serão invadidas por canteiros de verduras e leguminosas em plena via pública.

Com tanto conteúdo de gastronomia por ai e tão bons produtos e ingredientes, as pessoas estão cada vez mais cozinhando em casa, voltando pra cozinha. Pilotar o fogão, na minha opinião (e para minha alegria) também é tendência pra esse ano, teremos cada vez mais cozinheiros amadores se arriscando por ai, pensando a comida!

Por fim, bairrismos à parte, eu também aposto na comida Goiana e nos ingredientes do Cerrado como as novas estrelas no firmamento da gastronomia brasileira, já passou de hora desta comida tão rica e com profundas raízes históricas ser conhecida, reconhecida e devorada pelo Brasil todo.

Então aí vai minha maior aposta: 2015, o ano do Pequi!”

LETÍCIA MASSULA
Chef e apresentadora do Brazil Cook Book (BBC)
São Paulo  

Nenhum comentário: