segunda-feira, 15 de dezembro de 2014

EU RECOMENDO // Uo Katsu:peixaria que virou sushi bar

Eduardo Laviola
Convidado especial do Gastronomix

“Em São Paulo, assim como na maioria das capitais brasileiras, o que mais se vê hoje em dia é restaurante japonês. Com essa concorrência toda, a quantidade de rodízios só aumenta e em algumas situações a qualidade e o frescor da comida são comprometidos. Agora, que tal comer sushis e sashimis - que vão muito além do salmão, atum e peixe branco - em uma peixaria? É neste clima que o Uo Katsu atende na Zona Sul de São Paulo, região do Paraíso. 
Há exatos 30 anos, o estabelecimento era realmente uma peixaria, mas os donos, japoneses e filhos de japoneses, aproveitaram que os clientes pediam sashimi quando iam escolher seus peixes e começaram a servir em uma espécie de balcão. Depois de oito anos de funcionamento, a variedade e qualidade conquistaram a clientela e, o que era uma peixaria, se transformou em um sushi bar.
Apesar de ainda manter um clima de peixaria -  o restaurante é todo de azulejos brancos, com mesas coletivas e vitrine com cortes de peixes - eu, como amante de comida japonesa, nunca comi peixes tão frescos, saborosos e das mais variadas espécies, como estou acostumado a comer no Uo Katsu. Sem contar o bom atendimento.

O esquema é 'à la carte' e você pode encontrar ostra, enguia, ovas de salmão (ikura), vieira, anchova negra, anchova negra defumada, robalo, pargo, sardinha, manjuba, meca, pescada amarela, prejereba, serra, linguado, polvo, lula, além dos triviais, e também shimeji e shitake.

No caso das ostras, elas fazem tanto sucesso, são tão frescas e tão saborosas, que você come de olhos fechados. Mas é melhor ligar e reservar as suas unidades antes de ir, porque acabam rápido. 
Experimente também: sushi skin (a pele é frita na hora e servida ainda quente), hot holl (sem arroz e com ovas), negui toro de atum e salmão, sardinha e majuba marinados. O Uo Katsu acomoda 50 pessoas, o preço é bom, tem uma clientela fiel, poucas pessoas conhecem, mas se estiver cheio, a espera não demora muito.

Detalhe: é fácil para estacionar. Fica na Rua Manuel da Nóbrega, 1180, bem próximo ao Ginásio de Ibirapuera e à Residência dos Militares”.  
Uo Katsu
Rua Manuel da Nóbrega, 1180
Tel.: (11) 3051-5855.
Horário de funcionamento: de terça a sexta, das 10h às 18h. Sábado das 10h às 16h. Não abre de domingo, segunda e feriados.
Só aceita visa e dinheiro.

(*)Eduardo Laviola é jornalista e Relações Públicas. 

Nenhum comentário: