segunda-feira, 22 de dezembro de 2014

EU RECOMENDO // Um giro pela capital

Jessica Germano(*)
Convidada especial do Gastronomix

“Escrever para uma revista local tem suas vantagens. Arrisco dizer que a maior delas, talvez, seja conhecer melhor os personagens, os sabores e as artes que colorem os eixos traçados por Niemeyer. Como repórter, na maior parte do tempo, de assuntos sobre cultura, comportamento e gastronomia, acho que tive as melhores surpresas e ouvi as melhores histórias, que merecem ser recontadas. A maior parte delas, felizmente, foram acompanhadas de bons cafés e pratos memoráveis. Seguindo a teoria de que as experiências da vida devem ser compartilhadas, divido algumas aqui.
 
NOSSA COZINHA BISTRÔ / SUA COZINHA TAKE-OUT 
Um dos principais representantes da culinária norte-americana no quadradinho, o chef Alexandre Albanese tem uma mão indiscutível para doces. Passado o cardápio variado do bistrô de decoração intimista e aconchegante, com vista para o jardim da quadra, a difícil missão é escolher uma sobremesa. O cheesecake, levíssimo e sempre fresco, pra mim, é o melhor por essas bandas e o que mais me lembra as temporadas de intercâmbio que vivi na Terra do Tio Sam. Mas o fudge brownie, a apple pie, o red velvet e a recém-lançada (na lojinha-empório ao lado do restaurante) pecan pie também são um alento à memória afetiva.

Nossa Cozinha Bistrô
402 Norte, bloco C - loja 60
Asa Norte - Brasília
Tel.: (61)3326-5207
Horário de funcionamento: Segunda a Sábado, de 12h às 15h e das 19h30 às 23h.
Não abre aos domingos.

TAYPÁ
Os pratos que lembram viagens acabam sempre entrando para a lista dos mais queridos, seja para relembrar, seja para aguçar novos destinos. Após conhecer a grandiosidade da gastronomia peruana, o restaurante comandado pelo talentoso Marco Espinoza acabou se tornando um reduto para recordar, especialmente, os temperos e hospitalidade do país andino. Dos clássicos ceviches e lomo saltado às criações mais contemporâneas, como os conitos de mexilhões, servidos com saladinha de pimenta dedo de moça e maionese de mariscos de entrada, os pratos chegam à mesa sempre carregados de sabores e referências. As criações que levam ingredientes brasileiros, como a tartelete de cupuaçu, costumam ser uma grata surpresa também.

Taypá
QI 17, Comercial, Bloco G, lojas 208/210
Lago Sul – Brasília
telefones: (61) 3248.0403 e 3364.0403
CAFÉ UNIVERSAL 
Aberto no andar superior do Universal Diner – e bem mais em conta que o restaurante –, o café, além de apresentar um cardápio criativo em relação à maioria dos estabelecimentos do ramo (sanduíches com pães e embutidos feitos na casa, panquecas e madeleines ao chocolate compõe o menu), explora a torragem do grão de marca própria, em máquina exclusiva. Liderada pelo premiado e simpático barista Márcio Dias, a carta de cafés não é muito extensa, mas marca pelos sabores equilibrados. O caramel machiato e o cappuccino da casa entram para o hall dos imperdíveis.

Café Universal
210 Sul bloco B loja 30
Asa Sul – Brasília
Telefone: (61) 3443 2089
Site: www.universaldiner.com.br
CRU – BALCÃO CRIATIVO 
Em sistema de soft opening desde meados de agosto, com um menu degustação de vanguarda, o restaurante que abriu oficialmente no início de dezembro e funciona como um anexo do Oliver, no Clube de Golfe, traz uma atmosfera de litoral europeu para Brasília. Ambientado em um misto de área aberta com pé direito alto, móveis de madeira e cortinas brancas, o forte na cozinha liderada por Lui Veronese são os preparos crus ou de cocção em baixa temperatura. O ceviche do cerrado, feito com tilápia, limão-cravo no leite de tigre e cajuzinho do cerrado, é um dos representantes da culinária criativa do jovem chef, que teve como mentores Ferran Adriá e Juan Roca. Tiraditos, ostras frescas e carpaccios, como o sensacional veggie, feito com manga, parmesão e sal negro, também estão no menu fixo, de preço justo.

Restaurante CRU
SCES Trecho 2, Lote 2
Asa Sul - Brasília


(*) Jessica Germano é jornalista de gastronomia da revista Encontros, do Correio Braziliense.

Nenhum comentário: