sexta-feira, 12 de dezembro de 2014

DRINK_ME // Dicionário da coquetelaria


Juliana Raimo
Colunista de Drinks do Gastronomix

Fãs de drinks como nós do Gastronomix, muitas vezes deixam de se aventurar no preparo de um coquetel, por não entender alguns termos usados nos livros de receitas ou nos sites e blogs da área. Preparei um resumo dos termos mais usados nas três área que dividem a coquetelaria. Espero que ajude a todos.

Os coquetéis são classificados em:
A | Modalidades
B | Categorias
C | Grupos ou Família

A. MODALIDADES
 - batido:
devido a diferença de densidade dos ingredientes necessitam ser batidos na coqueteleira (shaker) ou no liquidificador para que possam se misturar de maneira uniforme.

- mexidos:
 para fazê-los, usa-se o copo misturador (mixing glass) e a colher bailarina. Esta modalidade de coquetel é sempre feita com bebidas de densidades semelhantes, devem ser servidos gelados em taça de coquetel, porém sem pedras de gelo.

- montados:
 são feitos nos próprios copos onde são servidos. Alguns desses coquetéis exigem habilidade do profissional quando seus ingredientes não devem se misturar. Ex: drinks em layers.

B. CATEGORIAS

- short drinks:
são servidos em copos pequenos como cálice, taça de coquetel tipo martini ou copo "old fashioned". Os short drinks secos e/ou ácidos são aperitivos. Os short drinks doces e/ou cremosos são digestivos.

- long drinks:
são refrescantes, feitos com água, soda, sucos, refrigerantes, ou espumantes e servidos em copos longos, geralmente com bastante gelo. Esta categoria não deve ser oferecida para se tomar antes ou depois das refeições, a não ser que o cliente peça.

- hot drinks:
são feitos com bebidas quentes tais como: café, chás, chocolates e água, servidas com ou sem álcool. São bebidas estimulantes, revigorantes, servidas normalmente no inverno e em copos estilo irish coffe.

C. GRUPOS E FAMÍLIA

obs: demora um tempo até decorar estes termos, não se preocupem, é só curiosidade.

- Collins: long drink montado, preparado com suco de limão, açúcar, club soda e o destilado. ex.: tom collins.

- Egg Nogs: coquetéis nutritivos feito a base de leite, açúcar, ovos, canela ou noz moscada e às vezes vinhos fortificados. Podem ser frios ou quentes. ex.: french egg hot, boston egg nog.

- Fizzes: "fizz" = efervescência. São preparados com açúcar, limão, soda e muito gelo. Todos os ingredientes devem ser batidos e completados com soda. São tônicos, calmantes e altamente refrescantes. ex.: gin fizz.

- Flips: muitos nutritivos, feitos a base de gema de ovo, vinhos generosos e as vezes açúcar e pulverizados com noz moscada ou canela. ex.: porto flip.

- Grogs: servidos sempre quentes, são feitos com água fervente, açúcar e rodela de limão espetada com cravo. Sobre este coloca-se o destilado e ateia-se fogo em seguida. Geralmente os destilados são da família do brandy. ex.: grog de calvados ou grog de kirsch.

- High Balls: long drink, bebida destilada com gelo completado com soda ou ginger ale e um zest de limão. ex.: scotch "highball".

- Juleps: long drink, feito com hortelã macerada com açúcar servido com
qualquer destilado, geralmente whisky e gelo picado. ex.: "mint julep".

- Pousse Café: origem francesa. Preparado com licores, destilados e xaropes. Deve-se saber a densidade das bebidas pois são feitas em camadas e não devem se misturar. ex.: "imperial pousse café".

- Sling: Long drink preparados com limão, açúcar, um destilado, um licor e completados com soda.

- Smashes: smash = esmagar. Se preparam em copo old fashioned com hortelã esmagada com açúcar acrescido de gelo, um destilado e decorado com rodela de laranja, cereja e casca de limão. ex: rum smash.

- Sours: sour = ácido. São sempre batidos com um destilado, suco de limão e açúcar e às vezes com um pouco de clara de ovo. Ex: Pisco Sour.

- Frappee: feitos com gelo moído e servido, geralmente em taça de cognac com um licor.


Fonte: Associação Brasileira de Bartenders_www.assbb.org.br. Pesquisas diversar em livros de acervo próprio

Nenhum comentário: