quinta-feira, 11 de setembro de 2014

30ml // Um sofá e o melhor café...

Sandro Biondo
Colunista de Café do Gastronomix

O comentarista que vos escreve e que tem a única pretensão de sempre trazer um toque de leveza à quase arte de se beber cafés, anda agora numa ponte frequente entre Brasília e São Paulo, por causa de estudos, novos projetos de vida, desafios que se apresentaram. 

Parece despedida, né? Não é. Na verdade, nessas andanças por aqui e acolá tentarei trazer mais referências sobre bons locais para a gente frequentar. Vai que você tenha São Paulo como rota ou destino... beber café na pauliceia é programa obrigatório, porque como em nenhum outro lugar do país há tanta cultura e agregação em torno da cafeína.  

Pois nestas batidas de rua descobri o Sofá Café que, na verdade, nem é novo para quem não é forasteiro como eu. Ótima surpresa. O Sofá está milimetricamente instalado em alguns dos pontos mais descolados da capital paulista. 

Opção não falta, seja na matriz de Pinheiros (que tenho chamado de Palermo Paulista, em comparação ao número de restaurantes, bares e cafés bacanas que povoam o bairro de Buenos Aires); na filial dos Jardins; ou mesmo nas pequenas unidades instaladas dentro da Escola São Paulo de economia criativa, na rua Augusta. A decoração dos ambientes segue a linha da simplicidade com charme. Principalmente nas unidades de Pinheiros e Jardins você vai estar bem acomodado.

Peça o espresso sem obrigação de explicar que é curto. A medida de 30ml, que não por acaso dá nome a esta coluna, é a medida padrão e só vem diferente se você especificar pedindo um longo ou um carioca (você sabe que não recomendo estas variações, portanto o risco é seu).

O grão de resistência da casa é o orgânico da Fazenda Ambiental Fortaleza, a FAF, de Mococa(SP). Mas há variações no moinho de acordo com a temporada. Além do espresso, há que se recomendar também o café coado no filtro japonês Hario, além do aeropress e da francesinha. Todos bons.
Está com fome? Há opções de sanduichinhos, saladas, bolos  na caneca. Mas perfeita, perfeita, mesmo, para acompanhar os bons cafés, é a broa de milho chapeada com manteiga Aviação. Duvido que depois da visita, esse singelo e aconchegante sofá não vá entrar na sua lista de favoritos da capital paulista. 
Sofá Café - Jardins
Alameda Franca, 1104
Jardim Paulista - São Paulo
Telefone: (11) 2506 5004 

Nenhum comentário: