terça-feira, 12 de agosto de 2014

post it // 5 mercados gourmet - parte 1

Daniel Bitar
Colunista de Roteiros do Gastronomix

Gastronomix adora um mercado. Faz parte da viagem. Serve para uma pausa, para apreciar os produtos locais, para curtir um happy hour, para comprar bons ingredientes para comer em casa, no hotel e, até mesmo, fazer um piquenique. Fizemos uma primeira lista de boas feirinhas espalhadas pelo mundo. Nelas, vocês podem comprar passear e aproveitar o momento para experimentar pratos típicos e iguarias de diversas nacionalidades. Dê uma olhadinha e, se quiser, contribua para a lista também!

1.MERCADO DE SAN MIGUEL – MADRID, ESPANHA
Surgiu como um mercado aberto no coração de Madri ainda no século 19. Ganhou a cobertura toda de ferro em 1916. E, em 2009, após longa reforma, o Mercado de San Miguel reabriu com nova proposta: além das tradicionais bancas de frutas, verduras, embutidos e peixes, também há bares de vinhos, bancas de tapas, doçarias e livraria especializada em gastronomia. Monte sua seleção de tapas, encha uma taça de vinho e você estará pronto para curtir um happy hour numa das mesas comunitárias do local.

Plaza de San Miguel s/n 28005
Telefone: (+34) 915 42 49 36
Horário de funcionamento: Segunda a quarta e domingo: de 10h a 24:00 horas. Quinta a sábado: de 10h a 2h

2.MERCADO BOM SUCESSO – PORTO, PORTUGAL 
Vários tipos de sardinha em lata, leitão assado, peixes grelhados na hora, tapas, hambúrgueres e até um inusual pastel de bacalhau com natas é o que se encontra para comer no Mercado do Bom Sucesso. Para beber, de cervejas a vinhos, passando pelo incontornável gin tônica – a onda da vez em Portugal. Antes dedicado apenas a frutas, vegetais e flores, esse mercado ganhou a alcunha de gourmet após a reforma concluída em 2013. E, de quebra, é um ótimo lugar pra se hospedar, pois ali fica o Hotel da Música.

3 Praça Bom Sucesso
Telefone: +351 22 605 66 10
Site: www.mercadobomsucesso.com/
Horário de funcionamento: Domingo a Quinta: 10h- 23h. Sexta e Sábado: 10h-24h
Mercado Frescos: 9h - 20h

3.BOROUGH MARKET – LONDRES, INGLATERRA
Mercado mais conhecido de Londres, o Borough Market é uma delícia para um passeio descompromissado. Várias barracas oferecem seus produtos para degustação, o que permite, a um só tempo, provar comidinhas diferentes, conhecer um pouco da cultura gastronômica inglesa e decidir o que levar na cesta para um piquenique.
8 Southwark Street
Telefone: +44 20 7407 1002
Horário de funcionamento: Quarta e quinta, de 10h a 17h. Sexta, de 10h a 18h. Sábado, de 8h a 17h

4.SCHRANNENHALLE – MUNIQUE, ALEMANHA 
Extensão coberta do animado Virktualienmarket, o Schrannenhalle tem uma grande oferta de produtos gourmets alemães – tais como embutidos, conservas, cervejas, vinhos, etc – para levar ou comer ali mesmo. Abriga, ainda, alguns restaurantes da cidade, possui loja com utensílios de cozinha e, no subsolo, um paraíso para os chocólatras: um outlet da marca de chocolates Milka.

Viktualenmarkt 15
Telefone:  +89 51818312
Horário de funcionamento: Segunda a Sábado, de 10h a 20h.
5.STREET FOOD THURSDAY-MARKTHALLE NEUN – BERLIM, ALEMANHA
Marque na agenda: todas as quintas-feiras, a partir das 17h, é dia de mercado em Berlim. Não se trata, no entanto, de um mercado comum. Sua especialidade são as comidinhas de rua, de todos os tipos e de todas as partes do mundo. E nas mais diferentes preparações: pensou em almôndegas asiáticas? Ali tem. Prefere um petisco africano? Tem também. Para acompanhar, muita cerveja, vinhos e até água de coco.

Eisenbahnstrasse 42/43, Kreuzberg
Telefone: (030) 695 32 700
Horário de funcionamento: Quinta, de 17h a 22h.

Nenhum comentário: