segunda-feira, 11 de agosto de 2014

EU RECOMENDO // Com dendê, por favor

Liliane Reis (*)
Convidada especial do Gastronomix

Sou uma baiana que gosto mesmo de comida baiana. Isso inclui todos os ingredientes: dendê, camarão seco, leite de coco, amendoim, frutos do mar, quiabo e, é claro, pimenta, muita pimenta. A alquimia da culinária baiana é de uma sofisticação afro-nagô que deixa muito chef francês de rasterinha.
 
Por isso, tenho dois recantos nas minhas duas cidades. No Rio, onde moro já faz  oito anos (eu mesmo me espanto com o passar do tempo!), sou apaixonada pelo Quiosque Oke ka Baianatem, ou simplesmente, o Quiosque da Keka. Seja pra almoçar, jantar ou comer um acarajé no fim da tarde. O lugar já é um convite: as margens da Lagoa Rodrigo de Freitas, com uma das mais bela vistas panorâmicas  da cidade.
É lá, que todo ano faço o meu caruru, com direiro a vatapá, feijão fradinho, farofa de dendê, pipoca e todo o axé. Os amigos cariocas ficam doidinhos, porque não é uma comida que se encontre em restaurante, tem que ser convidado pro ritual do caruru. Logo que cheguei na cidade, fazia em casa memso, e levava as baianas da Keka pra lá. Mas o caruru foi crescendo, as crianças querendo espaço pra correr e fomos pra lá curtir as delícias ao ar livre. O melhor é que ainda tem uma redinha nas árvores pra aquele banzo que vem depois.

Em Salvador, meu ritual é o 
Paraíso Tropical, no bairro do Cabula. Posso fazer um bate-e-volta na cidade, mas uma passada por lá é obrigatória. Da última vez que fui, no Carnaval desse ano, levei o meu bebê que tomou suco da fruta (aquele que parece sorvete e o gelado aliviou os dentinhos nascendo) e, logo tirou a maior soneca no restaurante com cara de quintal.
Tudo lá é bom, do papo sempre risonho do chef Beto, ao atendimento da sua equipe e filha, o astral, os acasos de encontrar amigos... Mas a comida, ah, essa é uma experiência gastronômica mágica, que explode na boca de tanto prazer. E depois não pesa no estômago, porque só leva ingredientes naturais e cultivados ali na horta do Paraíso.
De quebra, as frutas para sobremesa vem de simpatia da casa, que todo mundo acaba levando pra saborear e sonhar no dia seguinte. Hummm, esse papo abriu até meu apetite...Vumbora lá?

Quiosque Oke ka Baianatem (Quiosque da Keka)

Avenida Epitácio Pessoa, quiosque 14
Parque do Cantagalo, Lagoa, Rio de Janeiro - RJ
Telefone: (21) 98297-9766 / (21) 97889-3163
Funcionamento: Dom e qua a sex, das 17h à meia-noite; sáb e dom, a partir do meio-dia

Paraíso Tropical

Rua Edgard Loureiro, 98-B
Cabula, Salvador
Telefone:(71) 3384-7464
Site: www.restauranteparaisotropical.com.br/

(*) Liliane Reis é 
 jornalista e apresentadora brasileira. Atualmente, apresenta o programa Estúdio Móvel na TV Brasil, voltado ao público jovem, contendo entrevistas com atores, músicos e artistas dentro de um ônibus.

Nenhum comentário: