terça-feira, 19 de agosto de 2014

GASTRONOMIX // Mais 5 mercados gourmet – parte 2

Daniel Bitar
Colunista de Roteiros do Gastronomix

Da Patagônia à Capadócia, seja com algumas barraquinhas ou localizados em imensos prédios, sempre haverá um mercado em algum canto. O que os assemelha muitas vezes é o que os diferencia: o produto. Em qualquer mercado, sempre haverá produtos locais. Sempre haverá produtos frescos. Mas o salmão curado, típico dos mercados da Escandinávia, não será encontrado numa feira da Tailândia. E se alguém buscar, nos mercados de Nova York, os milhos, batatas e pimentas tão tradicionais nas feiras do Peru, certamente se frustrará. O que importa é que a lista de mercados pelo mundo é inesgotável. Neste post, o Gastronomix apresenta mais cinco, que vão, junto com os do post anterior (5 mercados gourmet  - parte 1), compor os top 10 do blog. Leia, delicie-se, e conte pra gente quais são seus preferidos.

6.TOVERHALLERNE – COPENHAGUE, DINAMARCA
Qualidade, frescor e contato direto entre vendedores e produtores definem o Toverhallerne, mercado todo envidraçado, que nasceu em 2011 no coração de Copenhague. No país cuja gastronomia se notabilizou pela utilização dos melhores produtos locais, não espanta que legumes frescos e frutos do mar recém pescados sejam as grandes atrações. Mesmo para aqueles que não pretendem cozinhar nada na Dinamarca, o Toverhallerne também é um ótimo passeio, pois possui lojas, cafeterias e comidinhas de vários países.

Frederiksborggade 21, 1360
Horário de funcionamento: Segunda a quinta, de 10h a 19h; sexta, de 10h a 20h; sábado, de 10h a 18; domingo, de 11h a 17h

7.NASCHMARKT – VIENA, ÁUSTRIA
Aberto ainda no século 18, inicialmente para o comércio de leite e seus derivados, o Naschmarkt mantém até os dias de hoje vocação de feira livre, onde se encontra de tudo:  frutas, legumes e peixes. Azeites, vinhos e especiarias. Queijos, pães e embutidos. Entre uma banca e outra, há vendedores de falafel, de kebab e de curry wurst. E mais para o fim do mercado, há uma seqüência de restaurantes e cafés deliciosos, dos quais o destaque é o Neni, descontraído restaurante de origem israelense. Todos os sábados, ao Naschmarkt se agrega uma feira de antigüidades.

Centro, entre Karlsplatz and Kettenbrückengasse.
Telefone: +43 1 240555
Horário de funcionamento: Segunda a sexta, de 6h a 19h30. Sábado, de 6h30 a 17h

8.ÖSTERMALMS SALUHALL – ESTOCOLMO, SUÉCIA
Ocupando um prédio do século 19 todo de tijolos, o Ostermalms Saluhall é uma instituição de Estocolmo, tanto cultural quanto arquitetônica. Desde 1888, o mercado oferece produtos de altíssima qualidade. Mais recentemente, passou a abrigar restaurantes e lojas de comida, que vendem desde os típicos pratos escandinavos até especialidades árabes e da culinária japonesa.

Östermalmstorg, 114 42
Horário de funcionamento: Segunda a quinta, de 9h30 a 18h; sexta, de 9h30 a 19h; sábado, de 9h30 a 16h

9.SUNDAY MARKET – CHIANG MAI, TAILÂNDIA
Este mercado a céu aberto, que acontece todos os domingos em Chiang Mai, cidade localizada no norte da Tailândia, é muito empolgante. Enorme, avança por várias ruas e chega a ocupar o pátio de alguns templos, com bancas de roupas, artesanato tailandês, objetos de cozinha e decoração, os mais diversos tipos de imãs de geladeira... Mas a estrela deste mercado é a comida de rua tailandesa. Curries, espetinhos e outras delícias com nomes impronunciáveis fazem a alegria dos amantes de comida.

Começa no portão Tha Phae e segue por toda Ratchadamnoen Road
Telefone: 0 5324 8604, 0 5324 8607
Horário de funcionamento: Domingo, de 16h a 24h

10.SZIMPLA FARMER'S MARKET – BUDAPESTE, HUNGRIA
 
O local é uma atração à parte: um prédio abandonado, todo pichado e que durante os outros dias da semana da vida a um animado bar, ao estilo dos ruinpubs de Budapeste. Nas manhãs de domingo, porém, a música eletrônica e os drinks e cervejas dão lugar a uma feira de produtores, com barracas de mel, flores, legumes, pães e outras preparações para comer ali mesmo – inclusive uma banca com comidas típicas da idade média.

Szimpla Kert, Budapest, VII. kerület, Kazinczy u. 14
Telefone: +36 20 261 8669

Horário de funcionamento: Domingo, de 9h a 14h

Nenhum comentário: