quarta-feira, 20 de agosto de 2014

COLHERADA // 8 itens para sobrevivência na cozinha

Erika Klingl
Colunista e Crítica de Gastronomia do Gastronomix

Um casal de amigos decidiu morar junto depois de um bom tempo de namoro. Passados os dias de imensa comemoração, começaram a lidar com as coisas práticas. Como fazer caber duas vidas cheias de panelas e vasilhas em uma única cozinha. O apartamento não é daqueles antigos funcionais da Asa Sul que tem a cozinha do tamanho de uma sala de estar...

E foi nesse momento que eu fui consultada. Quais seriam os itens fundamentais, além é claro do fogão, da geladeira e da pia, para o bom funcionamento desse cômodo que, independentemente do tamanho, é o mais importante da casa? Decidi fazer uma lista por mais polêmico que seja. Por isso, sinta-se à vontade para discordar:

1. PANELAS
É melhor investir em poucas panelas mas de melhor qualidade. Lembre-se que a panela tem que aquecer de forma homogênea e manter o calor mesmo quando vamos colocar algo mais frio dentro, como é o caso de uma fritura. Recomendo panelas de fundo triplo. E, em caso de frigideira, melhor ainda se for antiaderente.  As variedades de panela dependem do tipo de comida feita em casa e vai de caso a caso. Mas recomendo começar com uma panela de cozinhar massa, duas caçarolas de tamanho diferente (uma pequena e uma média), uma frigideira, uma chaleira e uma panela de pressão.

2. FACAS E DESCASCADORES
Uma boa faca de chef é item fundamental numa cozinha. E que ela seja afiada (portanto, tenha também chaira). A faca do chef deve ter entre 20 ou 25cm e a lâmina deve ser se emendas e de aço inoxidável. Além dela, invista também em uma faca de serra que é ideal para cortar alimentos com crosta e, por fim, uma faca menos e mais fina (entre 8 e 12cm) que serve para cortar alimentos delicados. Se puder, tenha também um descascador que ajuda a ser mais rápido no preparo e evitar desperdício.

3. TÁBUAS
Pode parecer frescura, as investir em tábuas de corte vai facilitar em muito sua vida na cozinha. Melhor ainda se forem essas novas de polipropileno coloridas. Cada cor equivale a um alimento que deve ir para a tábua. Exemplo: tábua vermelha é para carne e azul para peixe. Isso ajuda em muito a evitar contaminação do preparo.

4. BOWL OU TIGELA
Essa eu aprendi no curso de gastronomia. E não sei como vivi mais de 30 anos sem saber da importância dos bowls na cozinha. (hoje tenho mais de cinco de diferentes tamanhos). Na hora de descascar batatas, por exemplo, um bowl fica separado para receber as cascas, outro as batatas prontas e um terceiro as batatas que ainda serão descascadas. O mesmo uso com ovos (um para claras e outro para gemas) e assim por diante.

5. REFRATÁRIO OU ASSADEIRA
”Tô” para ver item mais útil na cozinha que um refratário. Se for de cerâmica, ainda mais. Vai do forno para mesa sem perder a elegância. Serve para assar diferentes tipos de carnes ou preparos inteiros como doces ou lasanha, por exemplo. Além disso, conserva o calor por mais tempo.

6. MEDIDORES OU BALANÇA
Muitas receitas, especialmente as de confeitaria, exigem algo mais preciso do que uma pitada ou o olhômetro. Eu tenho uma balança digital. Mas caso não queira investir, tenha medidores que sejam padronizados para acertar quando a receita disser uma colher de sopa ou meia xícara.

7. ELETROPORTÁTEIS
A lista aqui é totalmente pessoal. O que útil para mim pode ser um trambolho para outra pessoa. Mas eu não vivo sem multiprocessador, batedeira e liquidificador... há ainda os apaixonados por centrífuga, moedor de café e torradeira. Minha recomendação é comprar a medida que as aventuras de cozinha exijam.

8. COLHERES, ESPÁTULAS E AFINS
Aposte em itens que servem de coringas. Um garfão, algumas colheres de silicone que resistem a alta temperatura, uma espátula e uma boa pinça que sirva para virar uma grande pedaço de carne ou tirar massa do cozimento. Nesse quesito, a necessidade também manda mas com esses itens básicos você vai conseguir preparar qualquer coisa. Ah, não se esqueça do fouet que deixa as misturas aeradas e homogêneas e é ótimo para molhos ou claras em neve.

Bem, vou ficar por aqui. Dia desses volto para falar de outras coisas que ficaram de fora.

Nenhum comentário: