segunda-feira, 4 de agosto de 2014

EU RECOMENDO // A antiga e saborosa Bucareste

Rogério Ippoliti (*)
Convidado especial do Gastronomix

“Um lugar que parece ter literalmente parado no tempo! Uma fachada elegante e, no rico interior, vitrais, afrescos e teto desenhados à mão, lustres do século 19 e uma trabalho de madeira impecavelmente esculpido nos corrimãos e em quase todo o ambiente. Para completar a fantasia, moças vestidas como camponesas e uma violinista tocando e encantando. Estamos em Bucareste, capital da Romênia, e o cenário existe de verdade: é o restaurante Caru´cu bere (em português: Carro com cerveja).
A atmosfera lembra a exuberância de uma Bucareste que vivia tempos áureos, bem antes de ser tomada pelo regime comunista e fazer parte da Cortina de Ferro. O Caru´cu bere foi inaugurado em 1879 e é inegavelmente a primeira parada do turista quando o assunto é comida. Mesmo que você não goste da culinária romena, não importa! O importante é estar e se sentir num lugar que remonta ao fim do século 19 e começo do 20. É, com certeza, uma viagem dentro da viagem à Romênia, um país que tem muito o que se ver.

Mas se o Caru´cu bere já é uma atração à parte, vale dizer que o cardápio pode não ser uma maravilha, mas é uma boa chance de conhecer um pouco da cultura romena a preços extremamente baixos (o Euro ainda não chegou lá). 
O Sarmale é basicamente carne picada com ervas, cebola, alho e arroz, tudo enrolado em folhas de couve. Essa delícia vem acompanhada de “mamaliga” que, em bom português, significa polenta. Aliás, não se assuste se achar familiar muitas das palavras. A língua romena, apesar de estar no Leste Europeu, é latina. Pura influência da invasão romana.

Se quiser uma sobremesa, experimente a saborosa maçã assada. É um deleite para o paladar de qualquer ser humano. Ah, sim, se gostar, não deixe de beber a cerveja da casa, feita pelo próprio estabelecimento e que dá nome à casa. No verão, o terraço fica aberto ao público e, durante as noites, quase sempre há um agradável espetáculo de folclore. Por tudo, indico esse lugar histórico e ricamente decorado, como se tudo ainda estivesse no século 19!

A minha agência de turismo diferenciado, a EuroStation Viagens, leva você para conhecer o Caru´cu bere e também todas as outras atrações fantásticas que a Romênia tem”.
Caru´cu bere
Str. Stavropoleos 3
Bucareste -  Romênia
Telefone: 021-313.75.60
Site: www.carucubere.ro/

(*) Rogério Ippoliti é jornalista e proprietário da agência de turismo EuroStation Viagens (página no Facebook: https://www.facebook.com/pages/EuroStation-Viagens/262947790563556 ).

Nenhum comentário: