segunda-feira, 25 de agosto de 2014

EU RECOMENDO // 8 restaurantes em Atenas

Luiz Veloso (*)
Convidado especial do Gastronomix

“Quando soube, em 2011, que iríamos nos mudar para Atenas mal consegui acreditar. Por alguma razão inexplicável, depois de dez anos morando na Europa, eu ainda não havia visitado a Grécia e quando oportunidade apareceu trouxe uma imersão completa na cultura grega.

Desnecessário dizer que a experiência tem sido fascinante. A Grécia é um daqueles lugares que certamente encanta os turistas mas não precisa de muito tempo para perceber que há muito mais além das ilhas e dos templos (fascinantes todos eles!). O mesmo acontece com a gastronomia. Rapidamente percebi que, como em quase todo lugar, os turistas raramente tem acesso aos melhores endereços e às melhores experiências gastronômicas.

Atenas com seus quase cinco milhões de habitantes tem vários segredos e leva tempo até descobrirmos o melhor lado da cidade. Depois de três anos posso dizer que tenho uma lista de recomendações bastante razoável e gostaria de compartilhar com vocês alguns dos meus endereços favoritos.

Também escrevei um post sobre restaurantes nas ilhas gregas... (3 restaurantes - Santorini, Mykonos e Creta)

1.HYTRA
Situado na cobertura do Centro Cultural Onassis, na Avenida Syngrou, este restaurante tem uma estrela Michelin e oferece uma cozinha excelente com variação interessante e moderna da cozinha grega. O ambiente é sofisticado e descontraído. Devo prevenir que, às vezes, o serviço é um pouco caótico. O ponto positivo é que o pessoal é sempre muito simpático e se esforça para que a experiência seja excelente. No verão, o restaurante sobre para o terraço, onde a vista da Acrópole é deslumbrante. A versão Hytra do moussaka é surpreendente!

Leoforos Andrea Siggrou 107
Telefone: +30 21 0331 6767
Site: www.hytra.gr


2. PROSOPA
A proposta deste restaurante é uma cozinha grega com um toque contemporâneo e elegante combinada a um serviço excelente e, no melhor estilo grego, com simpatia e sem afetações. Localizado próximo ao Museu Benaki (Anexo Pireos), o restaurante tem uma atmosfera bastante moderna e urbana. No verão, as mesas vão para a calçada, criando um ambiente extremamente agradável. Eu recomendaria a lula recheada com ervas e graviera (a versão grega do queijo gruyère). Prepare-se para quebrar a dieta, pois as ofertas por conta da casa são várias! ;-)

Vasiliou Tou Megalou 52
Telefone: +30 21 0341 3433

3. KUZINA
Excelente cozinha grega com influências multiculturais e serviço muito simpático. Localizado em Thissio, este restaurante fica a poucos minutos de Monastiraki, um dos meus bairros preferidos em Atenas. O terraço oferece uma vista incrível da Acrópole e do templo de Hefaistos, que fica logo em frente. O problema é conseguir uma reserva no terraço. A última vez que tentei só haveria uma mesa disponível dois meses mais tarde! De qualquer forma, as mesas no térreo também são muito agradáveis. O barman faz um excelente mojito.

Adrianou 9
Telefone: +30 21 0324 0133


Para uma cozinha grega de qualidade, eu recomendo:

4. MAVRO PROVATO
Localizado a um pulo do estádio Kallimarmaro (www.kallimarmaro.gr), onde ocorreu a abertura dos jogos olímpicos de Atenas, e do templo de Zeus Olímpico, o Mavro Provato (que em grego significa “ovelha negra”) oferece uma cozinha de qualidade e um serviço simpaticíssimo. Normalmente, é difícil conseguir uma mesa sem reserva.

Arrianou 31-33 | Pagkrati
+30 21 0722 3466
Site: www.tomauroprovato.gr 

Se você quer experimentar algo diferente, eu recomendo:

5. CAPANNA
Este italiano oferece uma excelente cozinha, bons vinhos e ótimo serviço. Localizado em Kolonaki, um dos melhores bairros de Atenas , o local é excelente para um jantar relaxado depois de uma tarde de compras em Kolonaki. Difícil conseguir mesa sem reserva.

Ploutarhou 38 | Kolonaki, Atenas, Grécia
Telefone: +30 210 7241777
Site: www.capanna.gr

Se você não quiser mais ouvir falar de Zeus e decidir invocar os deuses nórdicos, eu recomendo:

6. SAFKA
Excelente cozinha escandinava, mais sofisticado, design super clean, no melhor estilo nórdico. As reservas podem ser feitas por email e aos sábados eles têm manobrista. Recomendo o salmão defumado. O chef terá prazer em indicar um vinho que harmonize com o prato.

Megalou Alexandrou 80, Athina, Grécia
Telefone: +30 21 0524 3340


Se você estiver num momento Ásia, eu recomendo:

7. FURIN KAZAN ou YAMATO (mesmo dono)
Uma colega japonesa do curso de grego me garantiu que este é o melhor japonês de Atenas. O Yamato, próximo ao Hilton, é um pouco mais calmo. A cozinha sempre é boa. Confesso que sempre me diverte conversar em grego com os japoneses que trabalham no restaurante! Difícil ter uma mistura cultural maior do que esta! :-D

Apollonos 2
Telefone: +30 21 0322 9170
Site: www.furin-kazan.com

No sul de Atenas, em Glyfada, há um lugar que está sempre na minha lista:

8. BALUZ CAFÉ- THE HOUSE PROJECT
O complexo oferece um beach club, restaurante, bar e lounge. A cozinha é boa, as sobremesas pecaminosas, e o serviço simpático. Por cinco euros você pode ter uma cama na praia com direito a serviço de garçon. Descontraído mas transado, gente bonita, mais internacional. 

Leoforos Posidonos 58, Athina, Grécia
+30 21 0894 1620


(*) Luiz Veloso mora em Atenas faz três anos.

Nenhum comentário: