quarta-feira, 6 de agosto de 2014

COLHERADA // Presenteie seu pai com uma lasanha!

Erika Klingl
Colunista e Crítica de gastronomia do Gastronomix

Meu pai é um cara carinhoso. Ele destrói qualquer mito que existe sobre os germânicos. Afinal, mesmo tendo nascido na Áustria, ele não vê problemas em falar de amor e demostrar afeto. Mas, sem dúvida, a maneira favorita dele de mostrar que gosta de uma pessoa é à mesa. Um bom prato de comida, uma taça de vinho e uma ótima conversa são o resumo de felicidade para meu pai. E melhor ainda se o preparo tiver demorado um monte de tempo para ficar pronto. É o sinal de dedicação àquela pessoa que está sendo homenageada.

Bem, com a chegada do dia dos pais, o homenageado é ele. E vou preparar uma lasanha. A escolha do prato é simples: meu pai não é muito chegado a lasanha a não ser que seja a minha. Aí ele se acaba! E eu acho que não há nada mais familiar do que um bom prato de massa quente e acolhedora que passa de mãos em mãos. Além disso, esse é um prato que posso contar com a ajuda da minha filha na montagem!

Esse preparo é especial porque é feito com a bolonhesa tradicional onde a carne aparece em pedaços e não moída. E que além disso há a utilização de diferentes tipos de carne. No final, muito queijo e muito amor. Não tem como ficar ruim!
 LASANHA BOLONHESA
Ragout Bolonhesa

Ingredientes
- 200g cenoura
- 200g cebola
- 100g salsão
- 200g alho poró
- 3 dentes de alho
- 250g linguiça calabresa
- 600g lombo
- 600g alcatra
- 75g bacon
- 75g extrato de tomate
- 750 ml de caldo de carne
- 1l molho de tomate
- Sal, pimenta do reino, azeite e manjericão

Preparo
- Numa panela grande, coloque um fio de azeite e refogue o bacon. Acrescente a linguiça bem picadinha ou até mesmo processada. Doure e acrescente as carnes cortadas em pequenos pedaços. Deixe tudo tomar gosto e formar um fundo na panela.

- Retire as carnes e coloque os vegetais também cortados em pequenos pedaços. Acrescente o extrato de tomate e misture soltando a crostinha que ficou no fundo da panela. Retorne com as carnes. Misture bem e acrescente o caldo de carne e o molho de tomate. Tempere com a folha de louro, sal e pimenta do reino.

- Deixe cozinhar por 90 minutos a duas horas mexendo de vez em quando e observando para não secar e não pegar no fundo. No final, acrescentar manjericão cortado bem pequeno.

Molho Branco
Ingredientes
- 1l leite integral
- 50g farinha de trigo
- 50g manteiga
- 1 cebola pequena
- 1 folha de louro
- 1 cravo
- 2 dente de alho
- Noz moscada, sal e pimenta do reino

Modo de fazer:
- Acrescente os temperos ao leite de deixe ferver. Reserve.Numa frigideira, doure a manteiga e acrescente a farinha. Deixe cozinhar por um ou dois minutos para perder o gosto de farinha. Reserve.

- Após uns 20 minutos, passe o leite numa peneira e misture com o preparo de manteiga mexendo sem parar para não empelotar. Deixe engrossar no fogo.

Lasanha
- Massa para lasanha – 500g
- Recheio 1: molho bolonhesa
- Recheio 2: molho branco, queijo muçarela (400g), presunto (300g)
- Cobertura: queijo gruyere ralado (250g)

Modo de fazer:
- Em um refratário untado com azeite, colocar um pouco do caldo da bolonhesa. Acrescentar uma camada de massa. Colocar o molho branco, queijo, presunto. Espalhar uma segunda camada de massa e cobrir com uma generosa cobertura de bolonhesa. Repetir os dois recheios intercalando. Cobrir com queijo gruyere e levar para gratinar.

Nenhum comentário: