quinta-feira, 21 de agosto de 2014

AO PÉ DO OUVIDO// As delícias sonoras do filme "Chef"

Rosualdo Rodrigues 
Colunista de Música do Gastronomix
De alta gastronomia ao sanduba, Chef tem imagens de encher a boca d’água. Mas o filme apresenta também um apetitoso cardápio sonoro. A música é tão presente na fita quanto a comida, toca o tempo todo – com direito a alguns números ao vivo.
A escolha das canções, evidentemente, tem a mão de Jon Favreau, roteirista, produtor, protagonista e diretor desta comédia saborosa – trocadilho inevitável – sobre um chef que perde a cabeça com um crítico gastronômico, deixa o emprego no restaurante chique onde trabalha e se redescobre vendendo sanduíches cubanos em um food truck.
Além de imprimir uma marca pessoal na fita, Favreau revela bom gosto e conhecimento musical apurado ao longo das 17 faixas que compõem a trilha, numa seleção nem um pouco óbvia. O disco garimpa pérolas das últimas cinco décadas, exalando forte aroma de tempero latino, com boogaloo (variação da salsa), salsa propriamente dita e fartas doses de música cubana.
A essa mistura se juntam outros ritmos. Acompanhando o itinerário do protagonista, que viaja de furgão de Miami, Flórida, a Los Angeles, Califórnia, passando por Louisiana e Texas, a trilha ainda tem a música de rua de New Orleans – incluindo uma divertida versão de Sexual Healing, de Marvin Gaye, pela Hot & Brass Band --, reggae e o blues do texano blues do texano Gary Clark Jr., que chega a aparecer tocando no filme.
Apesar do ecletismo, o encadeamento é tão harmonioso que o resultado em momento algum desanda. E quem ouve a trilha de Chef sem ainda ter visto o filme já chegará ao cinema tendo uma ideia do clima que vai rolar na tela: quente, colorido e de sabores agradáveis.
Aliás, não se admire se daqui a pouco alguém anunciar um evento com “as receitas e as músicas do filme Chef”. Em um e outro quesito, o filme dá pano pra manga. Fica a dica.
Veja a lista e ouça as músicas que tocam no filme:

1. I Like It Like That -- Pete Rodriguez
2. Lucky Man -- Courtney John
3. A Message To You Rudy -- Grant Phabao
4. Cavern -- Liquid, Liquid
5. El Michels Affair -- C.R.E.A.M
6. Hung Over -- The Martinis
7. Que Se Sepa -- Roberto Roena
8. Ali Baba -- Ramirez Louie
9. Homenaje Al Beny (Castellano Que Bueno Baila Usted) -- Gente De Zona
10. Mi Swing Es Tropical – Quantic
11. Bustin Loose -- Rebirth Brass Band
12. Sexual Healing -- Hot 8 Brass Band
13. When My Train Pulls In (Live In Austin) -- Gary Clark Jr.
14. West Coast Poplock -- Ronnie Hudson
15. Oye Como Va (Live At El Jefe) -- Perico Hernandez
16. La Quimbumba (Live At El Jefe) -- Perico Hernandez
17. One Second Every Day -- Lyle Workman (tema original do filme)

3 comentários:

Anônimo disse...

Trilha sonora excelente. Já havia baixado mas fui pesquisar mais sobre as músicas e acabei caindo aqui. Parabéns pela dica.

Cervejaria Dona Catharina disse...

Gostei mto do filme e da trilha sonora, com ctza verei novamente, grata pela postagem !

Unknown disse...

Maravilhoso o filme é suas músicas calientes.