quinta-feira, 14 de agosto de 2014

30ml // O café também pode ir onde o povo está

Sandro Biondo
Colunista de Café do Gastronomix

No Brasil, tudo que é legal começa no eixo Rio-SP e, depois, se espalha pelo resto do país, como tendência inalienável do bom gosto. A sentença é tão antiga quanto ultrapassada, da época em que comerciais diziam (quem se lembra?) que 'incomodada ficava sua vó'. Quando o assunto são eventos a céu aberto com ocupação democrática do espaço público, Brasília está na linha de frente e serve de referência inclusive para as grandes capitais. 

Sejam festas ao ar livre, shows, festivais de gastronomia, dificilmente há um fim de semana na capital do país sem algo interessante para se fazer na rua, no mais amplo sentido da palavra coletividade. E essa tendência, que já virou tradição brasiliense, conquista agora as maiores cidades do país. Mas você vai dizer agora: isso aqui é uma coluna de cafés. O que temos a ver com isso?
É que, assim como os mais variados itens da gastronomia - do falafel ao brigadeiro; do cupcake ao arroz carreteiro - o café também entrou na tal onda do food truck, a febre de comida volante que toma conta dos grandes centros. Comer na rua virou moda. E cafeteria boa também pode ir aonde o povo está, desde que mantida aquela equaçãozinha da qual já falamos aqui: bons grãos, boa máquina de extração e boa mão do barista.

Em caminhada a esmo por uma rua de São Paulo, dei com uma Kombi preta que servia cafés especiais. A Bio Barista serve cafés na pracinha, em festas na rua e até em eventos corporativos. E não é que é bom? Cumpre bem todas as etapas do processo de serviço e entrega produto honesto. E a Kombi, que virou coffee truck, é um charme a mais. 
Com 40 de anos de rodagem a Kombi, totalmente remodelada e adaptada à demanda de servir café ao ar livre, carrega grãos selecionados e leva suas máquinas de moagem e extração. Estaciona onde houver uma fonte elétrica. Bebi, na ocasião, um catuaí amarelo da Fazenda Ambiental Fortaleza, de Mococa-SP, que trabalha com cultivo orgânico. Joia rara nas mãos do Alex Pereira, o barista responsável pela boa surpresa em meio a um passeio descompromissado pelas ruas de São Paulo. Que venham outras!

Para quem quiser seguir: https://www.facebook.com/BioBaristaCafesEspeciais 

Nenhum comentário: