quinta-feira, 28 de agosto de 2014

30ml // O aprendiz e a Bialetti

Sandro Biondo
Colunista de Café do Gastronomix

Dia desses estava pensando: já que eu (assim como muito mais do que 99% dos brasileiros) não posso ter uma máquina de espresso profissional em casa para tomar os tão amados 30 ml a cada vez que desejar, não seria bom escolher uma das formas tradicionais de preparo?

Assim, poderia comprar bons grãos para preparar em casa, com uso do bom e velho fogão e obter o melhor café possível. Claro, desde que o café fosse torrado à boa maneira e com a moagem ideal para o método escolhido. 

Pronto! Defini a cafeteira italiana, bem conhecida por Bialleti (que é o sobrenome do seu criador, lá pelos idos dos anos 1930) como meu modo caseiro favorito de fazer café. 

Daí que chegou a hora de aprender a preparar. Atenção: há muitas imitações da Bialetti em uma loja perto de você, mas aposte na original, que não vaza, não vem com borrachinha ressecada e não costuma dar errado se a receita for bem seguida. Compartilho aqui as dicas que segui, cuja fonte foi a revista Espresso.
1 - coloque água até o limite indicado, que é a válvula que você encontra no reservatório da cafeteira.

2 - coloque o pó de bom café na moagem correta para Bialetti (basta pedir isso ao vendedor de cafés. Se comprar no supermercado procure as marcas que vêm com essa indicação na embalagem). Encha o cesto que serve de filtro mas não comprima o pó. 

3 - ao fechar a cafeteira cuide para que não haja resquícios sobre a rosca, para que não ocorra vazamento durante a ebulição.

4 - e super importante: leve ao fogo baixo. E desligue assim que o café começar a chegar ao compartimento superior. O fogo alto faz a água passar rápido demais pelo filtro, deixando o café amargo. E se deixar muito tempo em ebulição, queima o pó. 

5 - por último, lave sua italianinha depois do preparo, para não manchar o alumínio. Mas pode beber seu café tranquilamente antes. Só não vale deixar para lavar no dia seguinte. 
Pronto, pensei! Preparei o café perfeito na Bialetti. Mentira. Errei, pelo menos, quatro vezes até chegar a um produto razoável. Foi quando consegui seguir todas as dicas acima sem esquecer uma delas no processo...

Nenhum comentário: