domingo, 20 de julho de 2014

RECEITAS // Versão thai para o Arroz Maggico

Por Daniela Paiva (*)
Convidada especial do Gastronomix

Aconteceu há pouco mais de um mês. Estava triste. Daquelas tristezas que te fazem perder a vontade de comer. De quando você repensa o sentido das coisas.

Não era dor no coração. Era dor na alma. Dor aliada ao medo de depender da mão de médico. De ter a vida de um pedaço seu entregue a um profissional. Meu irmão.

Noites de angústia, noites sem fome.  Se não existe esperança, não existe apetite.

Chacoalhei a agonia. Busquei conforto nas memórias gastronômicas e voei até certas tardes acaloradas na terra da poeira vermelha.  Brasília, 20 e mais alguns graus, e a casa do meu incrível amigo, jornalista, escritor, dramaturgo e cozinheiro de mão “endendêusada”.
Dia de arroz de hauçá na casa de Sérgio Maggio (foto). Cerveja, boca quente, papo delícia. Gente rodopiando pelas rodinhas no chão, na varanda, na quina dos orixás.  Nem parecia que boa parte ali se encontrava na redação do Correio Braziliense todo santo e infernal dia.

Não tinha essa de “dar uma passadinha”. Era ficar, ficar. Comer um prato, dois, roubar um naco de carne mais tarde ou um camarão seco para salgar a gelada. Formamos uma família, naquelas e em tantas outras tardes e dias, que é como toda família.

Choramos e sentimos a saudade de um dos nossos, grudamos aqui, ali despregamos, mais adiante nos abraçamos como se não houvesse tempo.

E nos amamos. Sempre. Até o fim.

Essa explosão de sentimentos, recordações e aconchego me levou à receita abaixo, uma versão “safadenha” do arroz de hauçá Maggico.

Tem um detalhe que detonou o momento: eu, por acaso e sorte divina, tinha na geladeira um camarão seco feito recentemente pelo meu avô quase noventão. Mais um pedaço de contra-filé desesperado para sair do freezer e um creme de leite pedindo socorro, e pronto.  
Fui modestamente inventar moda com os principais ingredientes da receita. Coloquei curry no lugar do dendê e creme de leite se fingindo de leite de coco. Passei o camarão na frigideira e acompanhei com arroz.  Ainda salpiquei o tempero da esperança com o amor do Sandro Biondo (foto acima), minha cobaia e ombro da noite.

Sobrou para o dia seguinte. Emendei um guéri-guéri de novo. Corri para o super e trouxe o leite de coco para o arroz. Desta vez, finalizei com uma farofa de camarão seco.   A receita está um pouco atrapalhada, mas espero que inspire.
MODESTA VERSÃO THAI DO ARROZ MÁGGICO (2 PESSOAS)
 
- Carne (500 g de contra-filé)
- 1 cebola picada
- 1 cenoura bem picadinha
- 2 dentes de alho
- 1 xícara de vinho branco ou mais se for preciso
- curry em pó ou em pasta (misturei 3 tipos, uma colher de sobremesa e meia de cada)
- sementes de coentro maceradas
- 1 a 2 colheres de creme de leite fresco
- Azeite
- Sal e pimenta do reino e branca à gosto

- Arroz:  ao seu modo

Finalização
- 6 camarões secos, azeite, 1 dente de alho picado

Dia seguinte:
- Farofa de camarão seco:  usei 1 dente de alho, 1 cebola, manteiga, farinha de rosca, camarão e passei tudo na frigideira fechando com salsinha fresca

- Arroz com leite de coco: apenas acrescentei leite de coco depois de esquentar o arroz

Modo de fazer
- Tempere a carne com um pouco de cebola, alho, curry e pimenta do reino e branca (só um pouquinho para não ficar forte). Refogue o restante da cebola e do alho, e passe a carne rapidamente. Retire a carne quando selada (eu queria a carne mais tenra para não se distanciar tanto da textura da carne de sol original) e deixe a cebola e o alho na panela.

- Acrescente mais curry, sementes de coentro, cenoura e vinho branco. Deixe reduzir até a cenoura amolecer, pingando água (se preciso) e vinho até chegar ao ponto. Coloque a carne e adicione creme de leite. Passe o camarão seco no alho com azeite.

Montagem 
- Disponha o arroz no centro, a carne ao redor e 3 camarões em cima do arroz.
- Faça o mesmo processo, mas deixe espaço para a farofa em um canto do prato.

(*) Daniela Paiva é jornalista, já trabalhou em veículos de imprensa em Brasília e São Paulo. No momento, está fazendo um curso em Londres. 

Nenhum comentário: