sexta-feira, 11 de julho de 2014

DRINK_ME // Livro Shake, new perspective on cocktails

Juliana Raimo
Colunista de Drinks do Gastronomix

Recentemente, ganhei de presente, de um querido amigo que voltou de NYC, um livro lindo com uma diagramação super inusitada e fácil de seguir. Foi elaborado por dois amigos bartenders americanos, Eric Prum e Josh Williams, que resolveram criar algo divertido, simples e “social”, como eles mesmos comentam.
Divertido para quem elabora e para quem aprecia. Como manter este espírito? Sendo criativo e se utilizando ingredientes que você encontra facilmente nos supermercados. Simples, no sentido que seu drink deve conter no máximo cinco ingredientes, sendo eles o mais fresco possível.

Social, onde beber com os amigos, coquetéis simples, mas preparados com carinho, é sempre mais gostoso.
Um detalhe foi ver que na maioria dos seus drinks a dupla prefere usar açúcar demerara*  do que o açúcar branco refinado.

O livro faz uma divisão dos drinks por estações então aproveitei o inverno para indicar dois deles que pareceram deliciosos. Um mais clássico e outro inusitado.

THE RYE OLD FASHIONED - (para dois drinks)
- 240ml de Rye Whiskey
- 2 cubos de açúcar
- 10 gostas de Bitter de laranja (angostura)
-2 Zest de laranja bahia – inserir no drink
- 2 Zest de laranja bahia – para decor

Modo preparo
- Em um shaker ou mixing glass adicione os cubos de acúcar e o bitter. Massere com um pilão até o açúcar se dissolver. Adicione o Whiskey e o zest de laranja. Acrescente as pedras de gelo (umas 6) e mexa com a colher bailarina por 10seg. Sirva em dois como com três pedras de gelo grande e decore com um zest de laranja.

MID WINTER MARG - (para dois drinks)
- 18ml de Tequila
- 90ml licor Cointreau
- 90ml suco de limão tahiti fresco
- 90ml suco de grapefruit fresca
- 2 fatia da casca do limão (para decor)
- Sal apimentado (½ pimenta chili seca ½ sal marinho)

Modo preparo
- Em um shaker (coqueteleira) misture a tequila, o Cointreau, suco de limão e suco da grapefruit. Adicione 05 pedras de gelo e bata bem por 15seg. Sirva a mistura em dois copos baixos com a borda crostada de sal/pimenta e com três pedras de gelo grande cada. Decore com uma fatia da casa do limão.
A dupla criou um site onde se pode adquirir os produtos do livro como: coqueteleira, dosador, pilão e etc.  Segue o link:

* Açúcar demerara: açúcar granulado de coloração amarela, resultante da purgação do açúcar mascavo, e com teor de melaço em sua composição, mais utilizado para exportação. 

Nenhum comentário: