quinta-feira, 10 de julho de 2014

AO PÉ DO OUVIDO// Sentimento, bolo e outras alegrias

Rosualdo Rodrigues
Colunista de Música do Gastronomix
Sentimento é coisa cada vez mais escassa na música brasileira. Até os sertanejos, famosos por cantar com veemência as tristezas e as alegrias do amor, não parecem animados a sentir outra coisa que não seja a vontade de circular por aí em carrões, entornar todas e pegar tudo quanto é mulher. Deve ser reflexo do cinismo que assola o mundo e contaminou as relações humanas, inclusive as românticas.
Daí que Segue o som, o disco novo de Vanessa da Mata, aparece como artigo raro neste momento. Duas músicas em especial são de cortar o coração de quem ainda guarda alguma sensibilidade a essa coisa chamada amor. Sem recorrer a clichês, ela canta a insegurança inerente à paixão em Não sei dizer adeus, e o amor não correspondido em Ninguém é igual a ninguém.
Mas, no disco, a intensidade do sentimento não se restringe à relação romântica. A voz doce de Vanessa é capaz de cantar letras fortes, em que ela expõe seu posicionamento frente ao mundo, como no reggae Homem invisível no mundo invisível e no samba Rebola nega. Junte a poesia peculiar e as melodias tocantes da compositora, o carisma da cantora e a produção impecável, com um certo peso roqueiro, de Kassin e Liminha, e tem-se um belo disco.
E ouvindo Segue o som lembrei que um dos discos anteriores de Vanessa da Mata, Bicicletas, Bolos e Outras Alegrias, trazia no encarte uma receita de bolo que eu por muito tempo planejei experimentar fazer, mas acabei esquecendo. Então, dias atrás, peguei o disco na estante e levei pra cozinha...  Cometi um erro ao fazer a receita em forma quadrada, quando o ideal é redonda com furo. De qualquer forma, deu para sentir o efeito da receita: um bolo de fubá sequinho na base e em cima bem cremoso. Vamos à receita:


Bolo da Vó Sinhá
Ingredientes:
3 copos de fubá de milho
1 copo de farinha de trigo
1 copo de óleo de sua preferência
3 ovos
2 copos e ½ de açúcar
1 colher de fermento em pó
1 litro de leite em temperatura ambiente
½ garrafa de leite de coco
1 pacote de queijo parmesão ralado
1 pitada de sal



Modo de fazer:
- Bata os ovos com o açúcar. Logo em seguida junte o trigo, o fubá de milho, o leite e o restante dos ingredientes. Misture bem.- Coloque em forma untada no forno pré-aquecido a 180 graus.- Tire quando estiver dourado (o que deve levar uns 30 minutos)- Acrescente canela.

Nenhum comentário: